Desmatamento da Mata Atlântica equivale a 75 campos de futebol por dia
Pelo menos 6.850 hectares de Mata Atlântica foram desmatados todos os dias de agosto a outubro de 2022. É como se uma floresta do tamanho de 75 campos de futebol fosse derrubada diariamente, segundo boletim do SAD (Sistema de Alertas de Desmatamento), do MapBiomas Alerta.
Os estados com maior área desmatada foram Minas Gerais e Piauí. Juntos, somam 43% do total registrado. Em todo o Brasil, 48.660 hectares do bioma foram desmatados de janeiro a outubro do ano passado.
Minas Gerais também está entre os estados onde houve mais desmatamento nos primeiros 10 meses de 2022, seguido da Bahia. Ao todo, o território mineiro perdeu 15.814 hectares de Mata Atlântica. Na Bahia, a queda foi de 14.389 hectares. O Piauí aparece em terceiro lugar, com 6.232.
A grande maioria das derrubadas teve como causa central o agronegócio. Em Minas Gerais, por exemplo, a abertura de área para produção agrícola motivou 93,4% da área desmatada. Na Bahia, o índice foi de 73,2% e, no Piauí, 64,5%.
Em três municípios, um grande corte individual derrubou centenas de hectares de mata nativa entre agosto e outubro de 2022. Veja quais foram eles:
- Riacho Frio (PI): 652 hectares
- Cristino Castro (PI): 359 hectares
- Lassance (MG): 336 hectares
Bioma mais ameaçado
A Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros e é o bioma mais ameaçado do Brasil. Os dados, obtidos a partir de 1.117 alertas da área de aplicação da Lei da Mata Atlântica, confirmam a alta do desmatamento dessas florestas.
Segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor-executivo da SOS Mata Atlântica, é possível verificar o aumento da derrubada de matas nativas no Brasil nos últimos 10 anos.
“Os grandes desmatamentos em área contínua estão relacionados à expansão agropecuária em grande escala, também indicando falhas na fiscalização e combate ao desmatamento, o que também marcou 2022 em todo o Brasil”, disse em nota à imprensa.