Quem abriu o YouTube para procurar o clipe de Despacito para começar manhã bem tranquila teve dificuldades para achar o vídeo mais popular da plataforma, com mais de 5 bilhões de acessos. Acontece que um grupo de hackers modificou diversos clipes ligados a contas da Vevo. A música de Luis Fonsi e Daddy Yankee teve o seu título modificado.
• Grupos de defesa da infância dizem que YouTube está coletando dados de crianças ilegalmente
• YouTube para Android é atualizado com o player dinâmico que se adapta a proporção do vídeo
Além disso os invasores trocaram a imagem estática do vídeo pela foto de uma gangue mascarada segurando armas (da série La Casa de Papel da Netflix) e a descrição foi alterada bancando a autoria de hackers chamados Prosox e Kuroi’sh.
As alterações foram descobertas bem cedinho e vários usuários do Twitter relataram não encontrar os vídeos pela busca comum. Clipes de Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift também foram alterados. O YouTube já conseguiu recuperar todos os títulos, imagens e descrições – se você quiser curtir o Despacito, é só fazer a busca normalmente.
This is the first time I get to see a @YouTube account compromised ( @LuisFonsi's) and a title changed on his 5-billion-views' hit, "#Despacito". pic.twitter.com/4UHUf02Ty2
— Gianluca Varisco (@gvarisco) 10 de abril de 2018
Quite the collection they have going it would seem – https://t.co/EtB9Gi2r0h pic.twitter.com/e1cROrVNXb
— Thomas O'Neill (@thomasp_oneill) 10 de abril de 2018
Ainda não está claro se os hackers conseguiram acessar a conta de cada artista individualmente ou se exploraram uma brecha nas contas da Vevo em geral. Pelo menos um dos hackers afirmou no Twitter que usou um “script” para alterar o título dos vídeos. Um dos invasores envolvidos também foi o autor da invasão de duas contas verificadas do Twitter na semana passada, a NowThis e BBC em Árabe.
Imagem do topo: AP