Detector de acidentes da Apple gera dezenas de pedidos falsos de SOS

Recurso está nos dispositivos mais recentes da empresa, mas casos como esquiadores em movimento na neve ou usuários de montanha russa em parques estão causando transtornos às autoridades norte-americanas
Crise na China ameaça entrega global de iPhones 14 Pro e Pro Max

Um dos principais recursos da Apple neste ano foi o “Crash Detection”, ferramenta que aciona automaticamente serviços de emergência caso identifique um impacto repentino que caracterize um acidente. A funcionalidade foi uma das novidades para auxiliar usuários em casos de socorro.

Alguns meses após o lançamento, o “Crash Detection” se provou útil, com uma série de relatos de pessoas salvas pelo recurso. No entanto, a alta incidência de “falsos positivos” de SOS tem irritado autoridades nos Estados Unidos.

O condado de Summit, em Ohio, por exemplo, recebeu mais de 70 notificações de situações de possíveis acidentes ou quedas com vítimas que posteriormente foram classificadas como chamados equivocados pelas autoridades locais.

As notificações têm uma coisa em comum: foram enviadas por Apple Watches e iPhones de esquiadores que estavam praticando o esporte na região!

A hipótese mais provável, e aceita pelas autoridades locais, é de que as paradas repentinas dos esquiadores estejam gerando os falsos registros.  Montanhas russas também estão entre os “geradores de equívocos”, o que obrigou grandes parques de diversões dos EUA a recomendar aos visitantes o desligamento de seus dispositivos Apple nas suas dependências.

A Apple oferece a possibilidade de cancelar o pedido em caso de falso SOS, mas se o usuário não fizer o cancelamento, equipes de resgate são deslocadas para o suposto acidente, já que existe uma dificuldade de identificar rapidamente se o pedido é real ou um falso.

Neste ano, a Apple focou seu desenvolvimento em muitos recursos de emergência. Um dos que mais fizeram sucesso foi a conectividade via satélite, que ajuda usuários em situações de críoticas e de perigo a pedir ajuda mesmo se estiverem totalmente sem conexão.

Recentemente, um casal de jovens que sofreu um acidente de carro em um cânion nos EUA, conseguiu ajuda graças ao recurso. Pela dificuldade de acesso ao local, a equipe de socorro utilizou um helicóptero para içar as vítimas, que ficaram bem.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas