_Windows

Dez coisas que você pode fazer com a atualização de aniversário do Windows 10

Agora que a atualização de aniversário para o Windows 10 está disponível para todo mundo, aqui estão dez novos truques para testar em seu PC.

A atualização de aniversário para o Windows 10 marca um ano desde que o sistema foi lançado, e é o maior update já feito nele. Agora que ela está disponível para todo mundo, aqui estão dez novos truques para testar em seu PC.

Cortana em português e as novidades da atualização de aniversário do Windows 10
A atualização gratuita do Windows 10 continua disponível após o prazo final

1) Ativar o tema escuro

Pinte o Windows 10 de preto com alguns cliques: o tema escuro estava anteriormente disponível como um recurso oculto no sistema operacional da Microsoft, mas agora é totalmente oficial.

Vá em Configurações > Personalização > Cores, desça a página e, na opção “Escolher o modo do aplicativo”, clique em “Escuro”. Isso escurece as caixas de diálogo e (alguns) apps universais, e se você estiver em um laptop, isso pode até economizar bateria.

2) Controlar a reprodução de música a partir da tela de bloqueio

A tela de bloqueio é onde você entra no Windows, e a atualização de aniversário deu a ela algumas novas funcionalidades, incluindo controles de reprodução de música. Isso só funciona se a música já estiver tocando no Groove Música antes de bloquear a tela; neste caso, os controles de avançar/voltar/pausar/tocar aparecem no canto inferior esquerdo.

3) Usar a Cortana em português, inclusive na tela de bloqueio

A assistente digital da Microsoft está disponível em português brasileiro, permitindo realizar tarefas com a voz como marcar lembretes, informar a previsão do tempo, inserir compromissos na agenda, abrir apps, buscar arquivos, entre outros.

Entre os vários ajustes e melhorias para a Cortana, está a capacidade de usá-la direto na tela de bloqueio. Você não precisa mais fazer login para checar a previsão do tempo, por exemplo.

Em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio, clique em “Configurações da tela de bloqueio da Cortana” e, na janela que aparece, ative a opção “Usar Cortana mesmo quando meu dispositivo estiver bloqueado”.

4) Usar extensões no Microsoft Edge

O novo navegador da Microsoft está lentamente se tornando mais capaz, e a atualização de aniversário permite usar extensões no Edge.

Abra o menu do app, clique em Extensões e depois na opção “Baixar extensões da Loja” para conferir as alternativas, como LastPass, Evernote, Reddit Enhancement Suite e AdBlock Plus.

5) Traduzir texto e fixar guias no Microsoft Edge

Outro novo recurso no Edge – na verdade a extensão Microsoft Translator – permite alternar entre diferentes idiomas quando você estiver navegando na web. Você também pode finalmente fixar abas, como em qualquer outro navegador no mundo: basta clicar com o botão direito e depois escolher “Fixar”.

6) Priorizar notificações de apps

A Central de Ações ganhou um visual mais limpo e mais bem pensado na atualização do aniversário. Para definir um nível de prioridade para um determinado app, vá em Configurações > Sistema > Notificações e clique em um app para escolher se ele deve exibir notificações; quantas devem aparecer na central; e a prioridade – “superior”, “alta” ou “normal”.

7) Fazer melhor uso de sua caneta stylus

Antes da atualização de aniversário, a caneta só ativava um app padrão (geralmente o OneNote). Agora, você obtém Notas autoadesivas (para escrever post-its), Bloco de esboços (para desenhar livremente na tela) e Esboço de tela (para desenhar numa captura de tela). Também há links para apps que usem caneta.

8) Dizer ao Windows quando você não quer reinicializações inesperadas

Ao dizer para o Windows quando são suas horas “ativas”, você pode informar educadamente o sistema operacional que você não quer nenhuma atualização inesperada nem reinicialização durante esse tempo.

Vá em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update e clique em “Alterar horário ativo” para definir os momentos em que você realmente não quer ser interrompido.

9) Fixar janelas e programas em toda área de trabalho virtual

Se você usa áreas de trabalho virtuais no Windows 10, então isso será bem útil: agora programas e janelas podem aparecer em todos os desktops se você quiser. Clique no botão Visão de Tarefas na barra de tarefas, ao lado do botão Iniciar, e clique com o botão direito em uma miniatura do aplicativo para ver a opção “Mostrar em todas as áreas de trabalho”.

10) Fazer login em apps com o seu rosto

Lembra-se do Windows Hello? Ele permite que você use suas belas características faciais para fazer login no Windows. Bem, a atualização de aniversário estende isso aos apps do sistema, como o Dropbox e o Microsoft Edge. Isso exige hardware compatível, no entanto.

Sair da versão mobile