No “dia da internet segura”, saiba como proteger as crianças online
Celebrado este ano no dia 7 de fevereiro, o Dia Mundial da Internet Segura existe desde 2004. A data é uma iniciativa do projeto SafeBorders, e visa estimular o uso seguro da web e aumentar a conscientização sobre ameaças online. Este ano, o foco foi a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
“Crianças são mais vulneráveis e impressionáveis” na internet, disse Evan Smith, gerente técnico do provedor de proxy Proxyrack, ao site TechRadar. “Os perigos podem variar de desinformação, conteúdo gráfico e comunicação com estranhos. Portanto, saber a melhor forma de abordar o tema da segurança é crucial”. Smith deu algumas dicas de como proteger os menores durante a navegação. Veja:
Limite o tempo online
Ferramentas como Aircove podem limitar a conectividade de dispositivos. Além disso, iPhones e Androids oferecem recursos de limitação de uso por tempo. Especialistas apontam que o tempo ideal para que as crianças fiquem em frente às telas não seja maior que 2 horas
Ative os controles dos pais e de privacidade
Controles permitem que você impeça o acesso a conteúdo adulto e protegem seus filhos de sites e vídeos perigosos em mecanismos de pesquisa e redes sociais. Para isso, é possível usar recursos de segurança de provedores de antivírus e VPN.
Acompanhe os amigos
Certifique-se de saber com quem seus filhos mantém contato online e acompanhar as conversas. Reforce os perigos de interagir com estranhos online — assim como na vida real –, que podem tentar tirar proveito de usuários mais vulneráveis.
Mantenha um diálogo sobre segurança online
Por fim, seja claro e aberto sobre os limites impostos e os perigos da internet. Permita que seus filhos o procurem com dúvidas e problemas, estimulando a confiança e aumentando assim as chances de garantir sua segurança. Além dos pais, professores também podem auxiliar nessa discussão.