Cultura

Dia das Mães: confira a história da data e quando é comemorado em 2024

Data comemorativa que surgiu nos EUA, o Dia das Mães foi oficializado no Brasil em 1932. Conheça história da comemoração
Imagem: Reprodução/Pexels

Comemorado no Brasil anualmente no segundo domingo de maio, o Dia das Mães 2024 acontece no dia 12 deste mês. Embora não seja um feriado nacional, a data comemorativa foi instituída pelo ex-presidente Getúlio Vargas no Decreto Nº 21.366, de 5 de maio de 1932.

A inspiração veio da celebração materna nos Estados Unidos. Conheça abaixo a história do Dia das Mães.

Cinema em casa com a JBL Soundbar
R$ 930

A origem da data que celebra as mães remonta ao começo do século 20, criada por Anna Jarvis como forma de homenagear sua mãe, Ann Jarvis. Ann era conhecida por realizar, junto com outras mães, trabalhos sociais voltados para famílias.

Frequentadora de uma igreja metodista, a ativista criou, em sua comunidade, o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição para dar assistência a famílias necessitadas e melhorar as condições sanitárias de cidades no estado americano de Virgínia Ocidental, a fim de ajudar a evitar doenças.

Após a Guerra Civil Americana (1861-1865), quando atuou como enfermeira de soldados, ela e outras mães criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar a paz entre famílias de diferentes lados.

Ann morreu em 9 de maio de 1905, aos 73 anos. Em 1908, Anna criou um memorial em homenagem à sua mãe, marcando o primeiro Dia das Mães. Ela lutou pelo reconhecimento da comemoração, embora tenha se tornado crítica dela mais tarde, devido à sua comercialização.

O estado da Virgínia Ocidental foi o primeiro a reconhecer a data, em 1910, até que, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração, ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson.

Dia das Mães no Brasil

Assim como os EUA, o Brasil é um dos países que celebra o Dia das Mães no segundo domingo de maio (o Reino Unido, por exemplo, comemora em março). De acordo com historiadores, a primeira celebração do dia das mães no Brasil foi em 1918, pelos membros da Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Anos mais tarde, o decreto de Getúlio Vargas definiu que o dia como uma “comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

A razão por trás disso foi o movimento feminista, mais especificamente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. A oficialização, aliás, aconteceu mesmo ano em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto e à candidatura política.

Relembre 10 filmes para assistir com a sua mãe no dia dela nesta matéria do Giz Brasil.

Com informações da Livraria do Congresso dos EUA e Universidade Federal de Ouro Preto.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas