O dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. A data não é apenas uma escolha do acaso. Foi nesse dia, em 1898, que aconteceu a primeira filmagem em território nacional.
O responsável pelo primeiro registro de imagens em movimento no Brasil foi um cineasta ítalo-brasileiro: Afonso Segreto. Ele gravou a Baía da Guanabara a bordo do navio Brèsil, enquanto voltava da França, onde aprendeu técnicas de filmagem.
Vale aqui a menção que outra data também comumente celebrada como o dia do cinema nacional é 5 de novembro. Isso porque, em 1896, houve a primeira exibição pública de gravações em vídeo, no Rio de Janeiro.
Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, o MUBI anunciou a chegada de novos filmes nacionais em seu catálogo no mês de junho. Os títulos são “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, de 1980, e “O Bandido da Luz Vermelha”, de 1968. Confira 5 obras nacionais para assistir no streaming:
1. “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1980)
Baseado no livro “Infância dos Mortos” de José Louzeiro, este filme acompanha a história da vida de um garoto nas ruas de São Paulo, envolvido em pequenos crimes e prostituição. O filme foi restaurado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation, de Martin Scorsese. Com direção de Héctor Babenco, a produção estreia em 19 de junho no MUBI.
2. “A Mesma Parte de Um Homem” (2021)
Renata vive isolada com o marido e a filha adolescente no interior do Brasil. Para ela, o medo e a tensão são sensações comuns. Porém, a chegada de um desconhecido desperta seus desejos, e entre a paranoia e o conflito, ela começa a ver a vida de outra forma. Com direção de Ana Johann.
3. “O Bandido da Luz Vermelha” (1968)
Um assaltante misterioso que usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo é apelidado de “bandido da luz vermelha” por usar uma lanterna vermelha e ter longas conversas com suas vítimas. No entanto, seus roubos chamam tanta atenção que um implacável policial começa a persegui-lo. Com direção de Rogério Sganzerla, é inspirado em um caso real. Estreia em 27 de junho no MUBI.
4. “Lutar, lutar, lutar” (2021)
A história centenária do Clube Atlético Mineiro, desde sua fundação em 1908 até suas vitórias recentes na Libertadores e Copa do Brasil. A história de um time nascido da utopia de unir o branco e o preto, o pobre e o rico, e que resiste ao infortúnio e à injustiça dentro e fora de campo. Documentário com direção de Sérgio Borges e Helvécio Marins Jr.
5. “Desvirtude” (2021)
Kenia, uma menina negra estudante de Jornalismo é agredida durante uma atividade na universidade e tem de lidar com repercussões e retaliações de seu caso. Curta-metragem de drama com direção de Gautier Lee e inspirado na música “En Tu Mira” de Baco Exu do Blues. Já disponível no MUBI.