Dia dos Pais: os 10 filmes mais tristes sobre a relação pai e filho
Neste domingo (14) é o Dia dos Pais, mas o esquenta começa já! A data tem suas variações mundo afora e é celebrada em dias diferentes conforme as tradições culturais.
Assim como a maternidade, o relacionamento entre pais e filhos é uma grande mistura de amor, felicidade, dificuldades e emoção. O sentimento que mistura beleza e complexidade já serviu de inspiração para diversas produções.
No cinema existem milhares de filmes captam essa relação e contar histórias divertidas e comoventes.
Pensando nisso, separamos abaixo dez dos filmes mais tristes sobre a relação pai e filho. Confira:
A Vida é Bela (1998)
Um clássico! A trama se passa durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália, quando o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Longe de sua esposa, Guido usa sua imaginação para proteger seu filho. Ele faz com que o menino acredite que os dois estão participando de uma grande brincadeira, para poupar o pequeno do terror e da violência com que estão lidando. O longa está disponível para compra ou aluguel no YouTube e Google Play Filmes.
Procurando Nemo (2003)
Outro clássico que não pode ficar de fora, não é? O peixe-palhaço Marlin cria Nemo, seu único filho, com muito zelo e cuidado. Porém, durante um desentendimento entre os dois, Nemo é capturado por mergulhadores ao se afastar do pai. Marlin precisa resgatar seu filho e, para isso, está disposto a atravessar o oceano. Durante a viagem, Marlin irá enfrentar inúmeros perigos, como peixes carnívoros e tubarões. Mas essa aventura também reserva inúmeras amizades para a dupla. O longa está disponível no Disney+.
2 Filhos de Francisco (2005)
O cinema brasileiro também está na nossa lista! Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. O filme conta a história dos irmãos Mirosmar e Welson, que ficaram nacionalmente conhecidos como Zezé di Camargo e Luciano, passando por várias fases da vida dos dois e de toda a sua família. A produção está disponível no GloboPlay, ou para compra e aluguel no Apple TV, YouTube e Google Play.
À Procura da Felicidade (2006)
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno.
Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. A produção está disponível na Netflix, HBO Max, e para compra ou aluguel no Apple TV, Amazon Prime Video, YouTube e Google Play Filmes.
Não Olhe Para Trás (2015)
Inspirado em fatos reais, a trama conta a história de Danny Collins (interpretado por Al Pacino), um ícone da música pop que não consegue escrever um sucesso há 30 anos e só vive de seus antigos hits. Cansado da rotina de drogas e excessos, sua vida muda totalmente quando descobre uma carta que John Lennon escreveu para ele há décadas, mas que nunca havia chegado às suas mãos. Inspirado pelas palavras do músico, Collins interrompe a carreira para tentar reatar com o filho já adulto, que ele nunca conheceu.
“Não Olhe Para Trás” está disponível no HBO Max, e para compra ou aluguel no Apple TV, YouTube e Google Play Filmes.
Uma Família de Dois (2016)
Samuel (Omar Sy) sempre levou uma vida tranquila e sem ligar para as responsabilidades. De repente, tudo muda: chega em sua vida a pequena Glória (Glória Colston), sua filha, que tem poucos meses. Em um primeiro momento, Samuel procura a mãe da criança, Kristin (Clémence Poésy). Ele vai até Londres para encontrá-la, sem sucesso, e decide criar Glória sozinho –mas, oito anos depois, Kristin reaparece. O filme está disponível no Star+, ou para compra e aluguel no Apple TV, YouTube e Google Play.
Capitão Fantástico (2016)
O longa, estrelado por Viggo Mortensen, trata de forma bastante singela e bonita um assunto complexo: a educação parental. Na história, Mortensen é um pai de seis filhos, criados de forma alternativa em uma floresta no interior dos Estados Unidos, longe da sociedade e das tradições capitalistas.
As crianças são educadas em casa, só podem ler livros de papel (de grandes autores e intelectuais) e comer orgânicos –nada de industrializados nem refrigerantes. Até que, em certo momento, ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o “mundo real”. O que implica em vários desafios e questionamentos sobre seus métodos de paternidade.
Está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Telecine, ou para compra e aluguel no Apple TV, YouTube e Google Play.
O Rei Leão (2019)
Neste remake do clássico da animação, de 1994, Simba (Donald Glover) é um jovem leão que se tornará o rei da selva. Mas seu tio Scar (Chiwetel Ejiofor) elabora uma armadilha que causa a morte de Mufasa (James Earl Jones), pai de Simba, que se sente culpado e deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida. O filme está disponível no Disney+.
O milagre da Cela 7 (2019)
Memo, um pastor de ovelhas com deficiência mental, vive com sua filha e avó em uma vila na costa turca do mar Egeu. Um dia, sua vida vira de cabeça para baixo quando a filha do comandante morre. Memo é acusado do assassinato e condenado à morte. Ele passa a contar com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades. O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, e para compra ou aluguel no Apple TV, YouTube e Google Play Filmes.
Paternidade (2021)
Em “Paternidade”, após a esposa morrer no dia seguinte ao parto, Matt (Kevin Hart) imediatamente decide criar sua filha, sendo um pai absolutamente responsável. Mesmo com a tristeza de perder sua esposa, sua namorada desde a época do ensino médio, ele faz um juramento para fornecer apoio completo à filha e assumir todas as responsabilidades que cabem a um pai. O filme está disponível na Netflix, ou para compra e aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube e Google Play.