“Lightyear” x “Toy Story”: entenda as grandes diferenças entre os filmes

“Lightyear” chegou nesta quarta-feira (03) ao Disney+ e listamos as diferenças com a animação de origem "Toy Story" para você ficar por dentro antes de assistir
Lightyear
Imagem: Divulgação/Reprodução Disney

Quem não teve a oportunidade de assistir “Lightyear” nas telonas, agora pode ir ao infinito e além no próprio sofá de casa. O filme chegou nesta quarta-feira (03) exclusivamente no Disney+ brasileiro e apresenta a história de origem de Buzz, o patrulheiro espacial que inspirou a criação do boneco apresentado em “Toy Story”. 

whatsapp invite banner

Lightyear”, que estreou diretamente nos cinemas em junho deste ano, arrecadou tímidos US$ 222 milhões mundialmente e foi o segundo pior desempenho da Pixar na tela grande, ficando atrás apenas de “Dois Irmãos”.

O filme chega à plataforma de streaming com menos de dois meses desde o lançamento. A novidade foi compartilhada no Twitter do serviço de streaming. Se liga:

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, Lightyear” e “Toy Story” não seguem a mesma temática. O novo filme da Disney e Pixar é o mesmo que Andy assistiu quando era criança e se apaixonou pelo lendário patrulheiro espacial. Na trama, Buzz não é um brinquedo como no longa de 1995, e sim o lendário patrulheiro espacial. 

O Buzz de “Lightyear”, que tem a voz de Chris Evans na versão americana e de Marcos Mion na dublagem brasileira, é o astronauta que deu origem ao Buzz de “Toy Story”, dublado por Guilherme Briggs. Mas como assim, eles são a mesma pessoa? Calma, que nós explicamos!

As diferenças entre “Lightyear” e “Toy Story”

Para quem não se lembra, o primeiro “Toy Story” apresentou Buzz Lightyear como o novíssimo e requisitado brinquedo do Andy, que se apaixona pelo astronauta após assistir ao filme do herói.

Na trama, o cowboy Woody é passado para trás com a chegada do patrulheiro espacial, e com ciúmes, tenta fazer com que ele caia atrás da cama.

Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

Agora, 27 anos depois, a nova aventura acompanha o outro lado da história. Ao invés de um simples brinquedo, Buzz Lightyear é um patrulheiro espacial que foi abandonado no planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra, junto de sua tripulação sem o combustível capaz de levar a nave de volta para casa.

Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta através do espaço e tempo, um grupo de recrutas ambiciosos e o encantador gato-robô de companhia, Sox, se juntam ao herói.

Para complicar a situação, o vilão Zurg, uma presença imponente, e seu exército de robôs impiedosos chegam no planeta com um compromisso misterioso. 

Sendo assim, “Lightyear” não apresenta os brinquedos favoritos que estão presentes em “Toy Story”, como: Woody, Rex, Sling, Jesse, Bala no Alvo, Senhor Cabeça de Batata, entre outros, já que é o filme que Andy assistiu quando criança.

A nova produção é um spin-off de “Toy Story”, girando em torno da história de origem do patrulheiro espacial e apresentando novos personagens como SOX, Alisha Hawthorne, Izzy Hawthorne, Mo Morrison e Darby Steel, em uma aventura cósmica e emocionante no espaço.

O longa chegou a ser banido em pelo menos 14 países do Oriente Médio, por conta de uma cena de beijo entre duas personagens femininas.

No Rotten Tomatoes, “Lightyear” recebeu uma avaliação de 75% pela crítica especializada, ganhando o status de “tomate fresco” conforme as classificações do site.

“Lightyear” é dirigido por Angus MacLane e escrito por MacLane e Jason Headley. O elenco de dublagem no Brasil traz Marcos Mion como Buzz, Adriana Pissardini, César Marchetti, Flora Paulita, Henrique Reis, Lucinha, entre outros. Veja o trailer da animação: 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas