Muito provavelmente você conhece alguém que ronca muito. Talvez você mesmo faça isso. Qualquer que seja o caso, eu recomendaria a compra do Sleep Aid, um app de iPhone de 3 dólares, que pode detectar se uma pessoa sofre ou não de problemas de respiração durante o sono.

Eu não ronco (acho), mas convivi com um pai que tinha apneia do sono, o que causava roncos pesados por falta de oxigênio. Muitas foram as noites em que acordei com a tremedeira vinda de três quartos de distância. Coitada da minha mãe, tendo que aturar aquilo no ouvido. Se a sua doença tivesse sido detectada mais cedo, algo poderia ter sido feito para evitar esse problemão.

Uma empresa finlandesa chamada Remote Analysis Ltd desenvolveu esta maneira bem em conta de analisar os parâmetros de respiração de alguém adormecido. O app grava o ronco do usuário e armazena-o noite após noite para compará-lo com os de outros dias em um gráfico, com o objetivo de perceber qualquer mudança cíclica. O app também vem com gravações-exemplos de roncos de pessoas que sofrem com o problema, para que você possa compará-los. Só lembre-se: qualquer diagnóstico feito em casa como este é uma receita certa para muitos dias de hipocondria enquanto se procura os sintomas no Google. [GizMag]