Você ainda acompanha suas entregas e voos tocando na tela do seu smartphone como se fosse um homem das cavernas? Isso não durará muito tempo. Eis alguns passos simples para transformar o Google Now no seu assistente pessoal digital.

Usuários de Android talvez já conheçam bem o poder do Google Now, mas para quem não usa a plataforma do Google – e utiliza a Siri ou a Cortana como assistente pessoal – é bom lembrar do que ele é capaz. Ele combina dados diversos compartilhados pelo usuário, além de histórico de navegação, localização e tempo para entregar informações relevantes, lembretes e conteúdo exatamente quando os algoritmos acham que você vai precisar. Mas não se trata de um Big Brother de bolso: as informações que ele usa estão relacionadas com a sua conta do Google. Ele puxa, por exemplo, dados da sua agenda para lembrar quando você deve sair para uma reunião.

Você pode conferir uma lista completa dos cards disponíveis no Google Now aqui. E nós separamos alguns dos que achamos mais úteis.


Configurando

google-now3

Antes do seu smartphone começar a finalizar suas frases, você precisa mexer um pouco em algumas definições.

  1. Se você está no iOS, baixe o app do Google da App Store no seu iPhone ou iPad. No caso de dispositivos com Android, o app já vem pré-instalado.
  2. Assim que abrir o app, vá até a parte inferior da tela, passando por todos os cards, e toque no ícone com uma varinha mágica que fica no meio da coluna inferior. A partir daí, entre no menu Personalize o Google Now. No iOS, toque nos três pontos no canto inferior direito e escolha Configurações.
  3. Na área Personalize o Google Now/Configurações, você pode selecionar seus esportes preferidos, times e eventos; qualquer ação que você siga, designar o endereço da sua casa e local de trabalho; selecionar sue método de transporte mais usado – carro, transporte público, caminhada ou bicicleta. Coloque tudo o que você quiser. O que você compartilha com ele é definido por você, mas o sistema funciona muito melhor quando sabe o que você faz.
  4. Salve este menu e volte para a tela principal do Google Now. É isso o que você consegue fazer no iOS, mas no Android, você pode retornar para a parte inferior da tela e tocar nos três pontos no canto inferior direito. Selecione Configurações.
  5. Em Configurações, você pode ligar o recurso do Google Now (ou desligar completamente). No menu Voz, você pode controlar seu dispositivo sem usar as mãos; com a Detecção OK Google você pode ativar os comandos de voz a partir da tela inicial do Android (e não apenas a página de busca), treinar o dispositivo para reconhecer a sua voz, bloquear palavras ofensivas e até configurar um dispositivo Bluetooth. O menu Contas e Privacidade (assim como o Notificações) é auto-explicativo.

Vale notar que, apesar do Google Now existir no iOS, ele é um pouco mais limitado do que no Android. Mas a maior parte dos recursos está disponível em ambas as versões – é bem capaz que o que não aparece agora seja incluído em breve.


Tudo bem falar com seu computador

google-now2

Anos e anos de palavras-chave e termos de busca nos treinaram para buscar informações cuspindo algumas das palavras mais relevantes daquilo que estamos procurando. Não mais. Assim que você ativar os comandos de voz, será capaz de fazer perguntas como um ser humano normal – que fala com o próprio smartphone. Em vez de digitar “atual campeão copa do mundo” você pode simplesmente dizer “OK Google (para ativar a função), quem é o atual campeão da Copa do Mundo?” para receber como resposta que é a Alemanha. E você pode emendar na sequência “E quem ganhou em 2010?” para lembrar que foi a Espanha.

O Google Now também entende relacionamentos. No Android, abra o app e diga “Ligar para minha mãe”. O app perguntará quem é a sua mãe na sua lista de contatos, e então estabelecerá a relação dentro do Google Now. Isso também pode ser feito manualmente para contatos individuais da sua lista.

Assim que você definir essas relações com contatos específicos, só precisa dizer “ligar para minha mãe” ou “enviar SMS para meu irmão” sem usar nomes completos. Essa marcação de relações também pode ser usada com outros parentes, amigos, companheiros de trabalho, supervisores e outras pessoas importantes na sua vida.


Veja fotos


As pessoas realmente gostam de ver fotos da sua viagem como você pensa que elas gostam? Claro que sim, não seja besta. E, com o Google Now, você pode mostrá-las para seus amigos com muito mais facilidade.

Caso sua conta do Google+ esteja vinculada ao Now, você pode pedir para o Now mostrar fotos com base em localização e hora. Comandos como “Mostre-me fotos do Rio de Janeiro” ou “Mostre-me fotos do último sábado” vão puxar as imagens do Google+ dentro desse critério.


Lembretes de local

google-now1

O Google Now também faz muito bem ao copiar algumas funcionalidades de apps irmãos, como o recurso de lembrete com base em local do Google Keep. Tudo o que você precisa fazer é usar o comando “Ok, Google, lembre-me de…” antes de dizer a tarefa que precisa fazer. “Lembre-me de comprar leite”, por exemplo, vira “Lembre-me de comprar leite quando eu estiver no supermercado” e o sistema mostrará opções para definir o local exato que você precisa estar para o lembrete aparecer.


Encontre seu carro

google now parking

E se você tem dificuldade em lembrar onde estacionou seu veículo, não se preocupe – o Now sabe. Se você selecionou “carro” como seu método preferido de locomoção, o Google Now enviará um card de estacionamento lembrando onde exatamente seu carro está quando você não está nele. O Now usa o acelerômetro do smartphone para estimar quando você saiu de um veículo e nem sempre funciona perfeitamente, então não se surpreenda se ele mostrar o card de estacionamento quando você sair de um ônibus ou do carro de um amigo. Em alguns momentos a informação aparece logo que você deixa o carro, em outras vezes leva uns 15 minutos até o card aparecer; depende de leituras de GPS e dos algoritmos do Now. Ainda assim é melhor do que caçar um carro perdido em um estacionamento enorme.


Deixe pessoas saberem qual a sua localização

Não é apenas a localização do seu carro que o Now lembra; a sua localização pode ser facilmente compartilhada com seus amigos e parentes usando o recurso de Compartilhamento de Deslocamento Diário. Isso, claro, se você curtir esse tipo de coisa.

Esse serviço pode ser ligado ou desligado a partir do menu de configurações do app do Google+ e permite transmitir sua localização atual para contatos específicos nos círculos do Google+. Bem útil se você quiser saber onde seus filhos estão. Ele também permite que seus amigos e parentes vejam seu deslocamento diário, e saibam se você é mais de sair durante a manhã ou mais para o fim da tarde. Eles receberão notificações do Now se você estiver preso no trânsito, em um ônibus quebrado ou preso em um trem do metrô – qualquer que seja o problema de trânsito, o Google Now avisará seus amigos. Para isso, basta selecionar “Permitir que vejam suas atualizações de deslocamento diário”.


Esses são alguns dos muitos comandos, cards, dicas e truques que o Google Now sabe fazer para facilitar a sua vida. Tem muito mais coisa – e tem muita coisa não disponível no Brasil. Se você souber de alguma técnica que não explicamos acima, sinta-se livre para falar sobre ela nos comentários.