Ele talvez não ajude você a melhorar seu vocabulário, mas o dicionário Google – criado por Ben West e Felix Heyes – vai deixar você ligado nas últimas tendências e memes da internet. É porque em vez de definições, as páginas do livro são povoadas por resultados de busca do Google Imagens.

Bem, substituir as definições de 21.000 palavras por imagens do Google parece algo tedioso de se fazer. Por isso, os dois artistas usaram alguns scripts PHP que primeiro buscaram as palavras do dicionário e baixaram as imagens uma a uma, e depois as colocaram em ordem alfabética em uma série de colunas. O enorme PDF resultante foi então impresso profissionalmente, e recebeu na capa um logotipo dourado do Google.



Mas para que criar um livro assim? Como toda obra de arte, ela está aí para ser interpretada: é um símbolo do poder do Google? Algo que representa nossa preferência por imagens bonitas, em vez de ler? É só um livro para chamar a atenção?

Ben diz: “isto é na verdade um registro sem filtro e sem crítica do estado da cultura humana em 2012”. E o que forma nossa cultura hoje? “Eu estimaria que cerca de metade do livro tem fotos de medicina, pornografia, racismo ou desenhos ruins”, afirma Ben. É um conteúdo levemente diferente do Michaelis ou Houaiss. [Crap is Good via Creative Applications]

Dicionário Google

 

Vídeo: