Quando o planejador de encanamento Jannick Vetergaard e o engenheiro Henning Nøh acordaram no dia 5 de fevereiro, eles provavelmente não imaginavam que eles descobririam uma extraordinária espada de dois gumes do século 14.

Vestergaard e Nøh estavam trabalhando no esgoto em Algade, uma rua no centro da cidade de Aalborg, Dinamarca, quando para a surpresa deles viram uma lâmina afiada saindo do chão. Percebendo que era algo especial, a dupla contatou Kenneth Nielsen, um arqueólogo do Museu Histórico de Northern Jutland, conforme reporta o The Local. Nielsen posteriormente confirmou a relíquia como de origem medieval em com um comunicado do museu.

A espada completamente intacta e bem preservada foi encontrada no topo da camada mais antiga da pavimentação de Algade. As descobertas desta camada “apontavam para itens dos anos 1.300, então a espada pode ter sido introduzida no local durante este século”, segundo o museu.

Detalhe da espada medieval encontrada na DinamarcaCrédito: Museu Histórico de Northern Jutland

A espada medieval pesa cerca de 1 kg. A lâmina, que o museu descreveu como ainda fiada, mede 93 centímetros. De ponta a ponta, a espada mede 112 centímetros de comprimento.

A análise de Nielsen descobriu que esta é uma espada de alta qualidade e feita com grande habilidade. A lâmina estreita tornava a espada muito leve, e um recesso ao longo da lâmina a tornava ainda mais leve e portanto, mais fácil de manusear. Esta era uma espada cara, segundo o museu, e provavelmente pertencia a alguém com muito dinheiro, talvez algum membro da nobreza — que naquela época eram também guerreiros.

Como esta espada foi deixada no local ainda é um mistério, mas Nielsen suspeita que ela foi perdida durante uma batalha. Durante o século 14, a Dinamarca foi marcada por violência civil, e as marcas na espada sugerem que ela foi usada em combate. Talvez tenha sido descartada durante algum tumulto, caindo na lama no campo de batalha e nunca mais foi recuperada, observou o comunicado do museu.

Pelo menos, os descobridores do item foram autorizados a posar com a espada. Ela agora será limpa, preservada e colocada em exposição no Museu Histórico de Aalborg, “perto do local onde a espada foi perdida há centenas de anos”, segundo o comunicado. Além da bela foto, Vestergaard e Nøh chegaram em casa naquele dia e disseram: “Você nunca vai adivinhar o que eu encontrei no trabalho hoje”, e retornaram com uma baita história para contar.

[The Local Museu Histórico de Northern Jutland]