Fósseis de uma nova espécie de dinossauro com armadura foram encontrados na província de Yunnan, no sudoeste da China. A descoberta foi publicada no periódico eLife.

O dinossauro foi nomeado como Yuxisaurus kopchicki. De acordo com os pesquisadores, a espécie poderia alcançar os três metros de comprimento, era herbívora e ocupou a Terra entre 192 e 174 milhões de anos atrás. 

O animal pertence ao grupo Thyreophora, que engloba animais com uma armadura óssea em sua parte dorsal. O Y. kopchicki é bastante similar aos estegossauros e anquilossauros, mas sua idade remete a um ser primitivo, provavelmente um parente próximo do ancestral que originou os outros dois gêneros.

Os fósseis encontrados na China remetem ao primeiro tireóforo do Período Jurássico encontrado na Ásia. O esqueleto está relativamente completo, contando com partes do crânio, mandíbula, vértebras, ossos dos membros e placas da armadura com espinhos. 

Sua armadura tinha como propósito principal proteger o animal das mandíbulas e dentes de outros predadores, assim como fazem os porcos-espinhos e ouriços. Ela também pode ter sido usada para se exibir para outros membros da espécie durante disputas territoriais ou por parceiros.

De toda forma, o dinossauro encontrado na China deve ajudar pesquisadores a entenderem detalhes sobre a  disseminação geográfica dos tireóforos e também como se deu a diversificação do grupo.