Dinossauro com escudo encontrado na Argentina tem tamanho de um gato
Pela primeira vez, paleontólogos encontraram fósseis de um dinossauro com escudo na América do Sul. O animal em questão viveu há 100 milhões de anos, durante o período Cretáceo, e pesava o mesmo que um gato doméstico.
A nova espécie recebeu o nome de Jakapil kaniukura. Seus ossos foram desenterrados perto de uma represa na província de Rio Negro, na Patagônia argentina. A descrição completa do dinossauro, feita por pesquisadores da Universidade Maimônides, foi publicada na revista Scientific Reports.
Jakapil pertence ao grupo dos dinossauros tireóforos, famosos por seus escudos naturais. O novo dino possuía armaduras ósseas que se estendiam ao longo de seu pescoço, costas e cauda, protegendo-o do ataque de predadores. Ele era relativamente pequeno, medindo 1,5 metro de comprimento e pesando entre 4 e 6 quilos.
Diferente de outros tireóforos já revelados, Jakapil era um animal bípede, ou seja, andava sobre duas patas. Ele também se diferencia pelos seus dentes, que não têm o característico formato de folha compartilhado entre membros do grupo. Na verdade, a dentição superior era reta, enquanto a inferior era curvada para trás.
Os tireóforos originaram-se cerca de 200 milhões de anos atrás, evoluindo rapidamente em diferentes espécies que se espalharam pelo mundo. Porém, o novo dinossauro com escudo aponta para a única linhagem que sobreviveu até pelo menos 100 milhões de anos atrás.
Seu nome, Jakapil kaniukura, faz referência a termos utilizados pelos povos Mapuche-Puelche, que vivem no território da Patagônia em que os fósseis foram revelados.