_Cultura

Diretora de fotografia é morta acidentalmente por Alec Baldwin em filmagem de Rust

O diretor do filme também ficou ferido e está em estado grave

Colagem: Giovanna Breve. Créditos das imagens: Jim Spellman / Getty Images e Mat Hayward / Getty Images

Colagem: Giovanna Breve. Créditos das imagens: Jim Spellman / Getty Images e Mat Hayward / Getty Images

Um grave acidente aconteceu na quinta-feira (21), uma arma de fogo foi disparada pelo ator Alec Baldwin (30 Rock) durante as gravações de Rust, causando a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferimentos no diretor Joel Souza

O acidente aconteceu em Santa Fé, capital do Novo México nos Estados Unidos. “De acordo com os investigadores, parece que a cena que estava sendo filmada envolveu o uso de uma arma cenográfica durante o disparo”, disse a polícia local em um comunicado. “Os detetives estão investigando como e que tipo de projétil foi disparado”.

Hutchins chegou a ser levada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, mas acabou não resistindo aos ferimentos.

Ela tinha 42 anos, nasceu na Ucrânia e começou a carreira como jornalista internacional, mas se mudou para Los Angeles seguir com a intenção de trabalhar com audiovisual. Seu nome consta em filmes independentes como Archenemy, Blindfire (ambos de 2020) e The Mad Hatter (2021).

Outra vítima do acidente, o diretor Joel Souza, 48, foi internado no Centro Médico Regional Christus St. Vincent, mas já está fora de perigo. Juan Ríos, porta-voz da polícia, disse ao The Hollywood Reporter que uma investigação está em andamento e nenhuma queixa ou acusação foi registrada

Sobre o longa

Baldwin e o grupo estavam nas filmagens de Rust, um filme do gênero velho oeste.

Na história, Harland Rust (Alec Baldwin) é um fora-da-lei. Quando Lucas (Brady Noon), seu neto de treze anos, é condenado por um assassinato acidental e sentenciado à forca, ambos saem em fuga, mas passam a ser perseguidos pela polícia e o caçador de recompensas Fenton “Preacher” Lang (Travis Fimmel).

Um assessor de Rust disse em comunicado que “Todo o elenco e equipe foram absolutamente devastados pela tragédia de hoje, e enviamos nossas mais profundas condolências à família e entes queridos de Halyna. Paramos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação do Departamento de Polícia de Santa Fé”.

O comunicado continua e relata que o “acidente” envolveu a falha de ignição de uma arma cinematográfica. “A produção está paralisada por enquanto. A segurança de nosso elenco e equipe continua sendo nossa maior prioridade ”.

Casos parecidos

Brandon Lee, filho de Bruce Lee, também foi vítima fatal de disparo acidental. Imagem: Divulgação

Situações como essas são raras, o caso mais conhecido foi em 1993 com Brandon Lee, filho do astro das artes marciais Bruce Lee, também foi baleado e morto no set de O Corvo por outro ator que disparou um revólver que havia sido mal preparado.

Em 1994, o ator Jon-Erik Hexum também foi vítima durante as filmagens de Retrato Falado. No caso, ele atirou em sim mesmo, acidentalmente, achando que o cano da arma estava vazio.

[The Hollywood Reporter]

Sair da versão mobile