Discord anuncia novas medidas para aumentar segurança de menores
O Discord, mensageiro que faz sucesso principalmente entre o público gamer, anunciou novos recursos de segurança para garantir uma navegação mais segura para crianças e adolescentes. A nova “Assistência de Segurança” vai oferecer aos usuários um filtro de conteúdo sensível e alertas de mensagens de desconhecidos via DM.
Além disso, a plataforma está implementando um sistema que notifica de forma explícita os infratores e explica detalhadamente as regras que foram violadas. A ideia é oferecer, assim, uma maior transparência durante a utilização.
O que há de novo
Listamos abaixo as duas principais novidades da política de segurança do Discord:
Alertas de segurança
Quando um menor receber um alerta pela primeira vez, o Discord analisará a necessidade do envio de uma notificação com sugestões de segurança e orientações para fazer denúncias.
Filtro de conteúdo sensível
O Discord também vai implementar filtros automáticos para fotos com conteúdos sensíveis enviadas para menores via mensagem direta ou em grupos.
Usuários que violarem regras da plataforma receberão uma notificação com detalhes sobre as diretrizes violadas e quais serão as consequências da infração. Eles também serão informadas sobre as medidas tomadas pela plataforma e, a depender da gravidade, podem ser punidos em âmbito legal.
Quadrilhas de assédio e aliciamento de menores funcionavam pelo Discord
Esta é mais uma das ações anunciadas pela empresa no Brasil após a veiculação de reportagens especiais no Fantástico, da TV Globo, que revelaram o submundo de grupos que promovem ódio e violência dentro da plataforma.
Além do compartilhamento de conteúdos de violência explícita contra pessoas e animais, algumas adolescentes, coagidas por agressores, foram submetidas a situações degradantes, inclusive com conteúdo sexual explícito — o que a Polícia Civil classifica como estupro de vulnerável.
Após a denúncia do programa, o Discord se defendeu, alegando que possuía mecanismos de segurança para proteger menores de idade, mas não reconheceu que as medidas adotadas até então possuíam brechas. Pouco tempo depois, a plataforma apresentou as primeiras atualizações para aumentar a segurança de usuários menores de idade.