_Tecnologia

Discord fica mais intuitivo no Android e iPhone; veja o que mudou

Atualização do Discord para Android e iPhone (iOS) traz aba de servidores para agrupar os canais, galeria para fotos em mensagens e afins

Não é só o Discord: confira as redes sociais mais tóxicas da internet

O Discord repaginou seu aplicativo para celulares. Desde terça-feira (5), a plataforma para Android e iPhone (iOS) ganhou um novo visual, facilitando a navegação entre os servidores e mensagens diretas. A atualização já está disponível para todos os usuários.

De acordo com o gerente de produto do grupo, Francesco Polizzi, as mudanças partiram dos comentários e pedidos dos próprios usuários. “Graças ao seu feedback, implementamos muitas melhorias altamente solicitadas”, disse.

O principal mote da atualização foi melhorar a experiência do aplicativo em telas sensíveis ao toque. Entre as mudanças, está o fim da barra horizontal deslizante para selecionar o servidor, que chegou este ano. No lugar, o Discord levou os grupos para a aba “Servidores”. Nela, é possível ver os canais na vertical, similar ao que já acontece nos computadores. Isso facilita a navegação entre grupos diferentes.

Já os bate-papos se concentram em uma aba própria: “Mensagens”. O conjunto traz as mensagens individuais e em grupo, assim como as atividades dos amigos. A busca também foi aprimorada. Tanto nos bate-papos privados quanto nos servidores, o Discord agora também oferece o gesto de deslizar a mensagem da direita para a esquerda para respondê-la.

Além dos “Servidores” e “Mensagens”, há mais duas abas no app: “Notificações”, com os avisos da plataforma, e “Você”, com informações sobre o perfil do usuário.

Atualização do Discord torna aplicativo mais intuitivo (Imagem: Divulgação/Discord)

Discord traz melhorias ao modo noturno e mais

Além disso, outras novidades foram implementadas no aplicativo mobile. Entre elas, o tema Midnight, que é completamente escuro, ideal para telas OLED e AMOLED. “Não estávamos deixando você no escuro sobre isso, nós trouxemos a escuridão para VOCÊ”, brincou Polizzi.

Enquanto isso, a ferramenta para enviar mídias tornou-se mais intuitiva, graças a uma grade que facilita a visualização de imagens. A galeria é acionada quando várias fotos são anexadas à mensagem. Ou seja, adeus imagens gigantes espalhadas pela conversa.

A interface para chamadas de voz e vídeo também melhorou, tornando-se mais fluida para telas touch. E por último, mas não menos importante, o tempo de abertura do aplicativo caiu em 55% no Android e 43% no iOS.

“Ao alternar entre canais e bate-papos, o aplicativo móvel agora usa quatro vezes menos dados ao carregar pela primeira vez e mantém suas mensagens mais recentes armazenadas em cache, em segundo plano”, ressaltou o gerente de produto do Discord. “Também reduzimos a taxa de falhas pela metade este ano para usuários do Android.”

Sair da versão mobile