Alguns relatos na tarde desta quarta-feira (14) apontam para uma instabilidade do DNS do Google no Brasil. Usuários brasileiros com dispositivos configurados com os servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4 estão sem acesso à internet desde por volta das 13h, segundo o TecMundo.

• Google vende seu laboratório de robôs para gigante japonesa das telecomunicações
• Os truques mais legais para passar o tempo usando o Google

No site Listacaiu, em que usuários relatam problemas de instabilidade na internet brasileira, o primeiro registro de problemas com o DNS do Google foi feito às 14h13. Os relatos apontando o problema começaram a aparecer no Twitter por volta do mesmo horário. O Google Cloud Status Dashboard, página oficial da companhia que acompanha o status dos serviços do Google, não mostra instabilidade com o DNS da empresa.

O DNS do Google é bastante usado por causa de sua velocidade de resolução e eficiência. Utilizando o encaminhamento por anycast, que envia os dados do usuário para o data center mais próximo, ele é capaz de identificar e gerenciar tráfico malicioso e conta com dois níveis de cache. Essa divisão de caches reduz a fragmentação e a taxa de erros de cache.

A solução para quem enfrenta o problema na tarde desta quarta-feira é simples: basta trocar o DNS ou voltar à configuração padrão. Para algumas alternativas de DNS, o OpenDNS (servidor primário: 208.67.222.222; servidor secundário: 208.67.220.220) e o GigaDNS (servidor primário: 189.38.95.95; servidor secundário: 189.38.95.96) são opções interessantes.

[TecMundo, Tecnoblog]