Cultura

Documentário “O Território”, com indígena brasileira Txaí Suruí, vence Emmy

Filme mostrou como povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau resiste às invasões ao seu território no estado de Rondônia.
Imagem: O2 Play Filmes/Reprodução

O documentário “O Território”, que mostra a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau contra o desmatamento da Amazônia, em Rondônia, ganhou o Emmy na categoria de mérito excepcional na produção de documentários.

whatsapp invite banner

A primeira parte da premiação do Emmy aconteceu no último sábado (6) e domingo (7) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A National Geographic distribui o documentário, com ele estando disponível no catálogo do Disney+. Ele foi parcialmente filmado e coproduzido pelo povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Confira o trailer:

A indígena e ativista brasileira Txaí Suruí, de 24 anos, é do povo Paiter Suruí e foi produtora-executiva de “O Território”. Ela ficou conhecida por ser a única brasileira a discursar na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26).

A ativista comemorou a conquista nas redes sociais. “Esse Emmy é para todos os povos indígenas do Brasil, para toda nossa luta para mostrar que a nossa voz está sendo ouvida”, disse ela num vídeo compartilhado pela associação etnambiental Kanindé.

Além de Txaí Suruí, os protagonistas da obra Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivandeide Bandeira receberam o prêmio, junto com o produtor Gabriel Uchida.

“Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau compartilhou no Instagram o momento em que anunciaram ‘O Território’ como vencedor do Emmy.”

 Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau, Txaí Suruí e Ivandeide Bandeira com o Emmy por "O Território"

Instagram @kanindebrazil/Reprodução

A obra ainda tem produção de Darren Aronofsky, Sigrid Dyekjær, Alex Pritz (também diretor), Will N. Miller e Lizzie Gillett.

Além disso, o documentário sobre os povos originários ainda concorreu em “Cinematografia excelente para um programa de não-ficção” e “Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção”.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas