Para quem adora os documentários bem elaborados da National Geographic, o serviço de streaming Disney+ reúne em seu catálogo vários títulos que trazem as melhores produções, como a história por trás da cidade Petra, local histórico na Jordânia, até uma expedição importante feita por cientistas para o Morte Everest.

Por isso, separamos algumas indicações para você assistir no conforto de sua casa. Confira:

Destinos Inesperados

Bob Woodruff, um ex-correspondente de guerra, e seu filho Mack Woodruff, de 28 anos, levam os espectadores em uma aventura dose dupla de pai e filho a alguns dos lugares mais interessantes de conhecer, especialmente pelo conteúdo histórico e sociocultural. São nações e territórios conhecidos principalmente por conflitos: Colômbia, Papua Nova Guiné, Etiópia, Paquistão, Líbano e Ucrânia. Ao todo são seis episódios da docussérie, que já estão disponíveis no serviço.

Free Solo

Ganhador do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, este documentário apresenta a história de Alex Honnold, escalador livre que se preparou para seu maior desafio: escalar a rocha El Capitan, uma das mais famosas do mundo com seus 975 metros, sem nenhum equipamento. A partir do belo trabalho de Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, será possível acompanhar e até sentir, pela perspectiva de Honnold, todos os seus esforços em garantir a conclusão de um sonho. Se ele conseguiu? Só assistindo para saber. Mas, aqui vai um aviso: algumas cenas podem causar uma pequena sensação de vertigem, então esteja preparado!

Petra: Cidade das Riquezas

Petra é um famoso sítio arqueológico situado no deserto do sudoeste da Jordânia. Até hoje, é um local que esconde muitos segredos de seus antepassados, especialmente nas construções, que passam dos 2.000 anos. Desde 1985 é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e já foi palco do filme Indiana Jones e a Última Cruzada, de Steven Spielberg. Ao longo de seus 44 minutos de duração, somos levados ao passado para que o presente seja compreendido. Uma ótima sugestão para quem curte saber mais sobre a história de outras civilizações.

Lady Di: Suas Últimas Palavras

Baseado em uma série de entrevistas feitas em 1991 pela então Princesa de Gales para um livro biográfico que seria lançado sobre ela, o documentário apresenta os pensamentos de Diana em momentos específicos de sua vida, como o antes e depois do seu casamento com o Príncipe Charles. Com arquivos pessoais expostos, é possível entender o lado de uma das mulheres mais marcantes da história da Inglaterra.

Foto: Anwar Hussein/National Geographic.

Expedição Amelia: A Busca Pelo Corpo

Sob o comando de Bob Ballard, oceanógrafo responsável pela descoberta dos destroços do Titanic em 1985, este documentário busca sanar o desaparecimento de Amelia Earhart. Conhecida por ser uma das primeiras mulheres a se tornar aviadora, ela colecionou diversos recordes, incluindo ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, até o dia em que desapareceu misteriosamente, em 1937. Assim, Ballard irá em busca de respostas, bem como responder a um questionamento que ultrapassou décadas: será que é possível encontrar o avião perdido?

Expedição no Everest

Como forma de compreender os impactos das mudanças climáticas nos sistemas montanhosos, de abril a junho de 2019, a National Geographic conduziu a expedição científica mais abrangente da história ao Monte Everest (conhecido localmente como Sagarmatha ou Chomolungma). Trabalhando em estreita colaboração com a Tribhuvan University, o governo nepalês, as principais universidades americanas e internacionais e as comunidades locais da região de Khumbu no Nepal, a expedição teve equipes focadas em biologia, geologia, glaciologia, meteorologia e mapeamento. A expedição foi apoiada pela Rolex como parte de sua Iniciativa Planeta Perpétuo. Assim como em Free Solo, é um documentário que fisga algum fôlego, seja pelas situações apresentadas ou belas belíssimas paisagens.

Foto: National Geographic/Reprodução.

Pompeia: Revelações Inéditas 

No passado, durante o apogeu do Império Romano, uma erupção do Vesúvio cobre a cidade de Pompeia de cinza vulcânica, matando milhares de pessoas. Agora, no presente, especialistas forenses investigam pela primeira vez um grupo de vítimas chamado de “fugitivos”. Os raios-X revelam as idades, as lesões sofridas e até mesmo artefatos como sandálias ou joias. Para além disso, a investigação também aponta razões para não terem conseguido escapar ao desastre natural mais famoso da Antiguidade.

Para assistir todos esses e muito mais conteúdos da National Geographic, clique neste link e assine o Disney+ hoje mesmo!

Assinando pelo link acima você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ainda ganha uma pequena comissão.