O documentário “O Território”, que mostra a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau contra o desmatamento da Amazônia, em Rondônia, ganhou o Emmy na categoria de mérito excepcional na produção de documentários.
A primeira parte da premiação do Emmy aconteceu no último sábado (6) e domingo (7) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A National Geographic distribui o documentário, com ele estando disponível no catálogo do Disney+. Ele foi parcialmente filmado e coproduzido pelo povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau. Confira o trailer:
A indígena e ativista brasileira Txaí Suruí, de 24 anos, é do povo Paiter Suruí e foi produtora-executiva de “O Território”. Ela ficou conhecida por ser a única brasileira a discursar na abertura oficial da Conferência da Cúpula do Clima (COP26).
A ativista comemorou a conquista nas redes sociais. “Esse Emmy é para todos os povos indígenas do Brasil, para toda nossa luta para mostrar que a nossa voz está sendo ouvida”, disse ela num vídeo compartilhado pela associação etnambiental Kanindé.
Além de Txaí Suruí, os protagonistas da obra Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivandeide Bandeira receberam o prêmio, junto com o produtor Gabriel Uchida.
“Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau compartilhou no Instagram o momento em que anunciaram ‘O Território’ como vencedor do Emmy.”
A obra ainda tem produção de Darren Aronofsky, Sigrid Dyekjær, Alex Pritz (também diretor), Will N. Miller e Lizzie Gillett.
Além disso, o documentário sobre os povos originários ainda concorreu em “Cinematografia excelente para um programa de não-ficção” e “Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção”.
Congratulations to The Territory (@NatGeo/@NatGeoDocs) team who wins the #Emmy for Exceptional Merit in Documentary Filmmaking! 🎥 #Emmys #75thEmmys pic.twitter.com/kiXTLHaJzz
— Television Academy (@TelevisionAcad) January 8, 2024