Se seu carro também é usado por seu marido, sua esposa, seu filho, outro parente ou algum amigo, há sempre a preocupação com o documento. A pessoa que estiver dirigindo precisa estar com a documentação, e perdê-la ou esquecer de levá-la pode dar problemas. Mas, agora, existe um jeito mais simples de lidar com essa questão: compartilhar uma cópia digital do documento.

• O que você precisa para emitir a nova CNH Digital

Isso é possível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com ele, já é possível obter uma cópia digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o País e, nos estados do Ceará, de Rondônia, de Goiás e no Distrito Federal, do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Apenas nesses estados e no DF, portanto, é possível usar o recurso de compartilhar documento.

O compartilhamento é bem simples: basta digitar o CPF de quem vai receber o documento. A pessoa, então, recebe uma mensagem e aceita ou recusa a solicitação. O proprietário pode revogar o compartilhamento a qualquer momento. “O pai ou a mãe, por exemplo, pode emprestar o carro para o filho, compartilhar o CRLV e, depois, excluir o compartilhamento. Tudo com uma simples operação no celular”, explica Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro, em um comunicado.

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível no Google Play e na App Store.