Donas do jogo: mais de 40% dos proprietários de PS4 e PS5 são mulheres
A Sony divulgou em uma reunião com investidores que 41% dos proprietários dos PlayStation 4 e 5 são mulheres, segundo o site IGN. Isso significa que a compra do console pelo público feminino mais que dobrou desde o lançamento do primeiro PlayStation, em 1994 (apenas 18%).
Além do aumento expressivo de jogadoras, a empresa mostrou que idade não é barreira para ser gamer. Cerca de 5% dos donos de PS4 e PS5 têm entre 49 e 54 anos.
E não é apenas a Sony que está de olho na diversidade entre os seus clientes. No início do mês de maio, a Intel contratou uma pesquisa para entender seu público.
Uma empresa independente realizou uma pesquisa nos Estados Unidos com 1.824 pessoas de idades entre 10 e 65 anos e que se identificaram como gamers. O levantamento revelou que o mercado de jogos é mal avaliado quando o assunto é diversidade. Mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQI+ e indivíduos com deficiência são frequentemente deixados de lado nos roteiros dos jogos.
De acordo com a pesquisa, 47% dos jogadores disseram não ter interesse por jogos que não foram feitos para eles. Ou seja, se eles não se enxergam na história, não jogam/compram.
Videogames com personagens mais diversificados atraem um grupo mais amplo de jogadores e podem até a incrementar a popularidade de um gênero ou franquia entre um público mais amplo, segundo o estudo.
Até o próximo ano, teremos quase 3 bilhões de gamers em todo o mundo e as empresas precisam entender que boa parte desse público será formada por mulheres, pessoas LGBTQI+ e não-brancos.