Este game é uma lição da importância de se ler os termos e regras de serviços na internet

No jogo, você precisa recusar os termos impostos pelos sites da web que, indiretamente, podem coletar seus dados pessoais.
Imagem: Shoshana Wodinsky (Gizmodo)

Quando você se inscreve em algum serviço online, seja uma rede social, site bancário ou plataforma de e-mail, por exemplo, certamente você se depara com a fatídica parte que solicita que você concorde com os termos de uso daquela página. Agora responda: quantas vezes, de fato, você leu todos eles? Porque se foi nenhuma, talvez você se interesse pelo jogo a seguir.

Criado pelo jornal britânico The Guardian e o tecnólogo Jonathan Plackett, o game “Terms and Conditions Apply” (algo como “Termos e Condições Aplicáveis”, na tradução livre) tenta mostrar a experiência quase que frustrante de cancelar o rastreamento de sites e segmentação de anúncios na web — coisas que muito provavelmente estão em quase todos os serviços que exigem que você aceite os termos e condições para usá-los.

O objetivo do jogo é muito simples: há um vilão sem rosto chamado EVIL CORP (“corporação do mal”) que vai usar todos os artifícios necessários para fazer você concordar em desistir de seus dados digitais. Seu trabalho é dizer não a quaisquer solicitações, recusar cookies que a companhia tente enviar e declinar termos de uso de serviço que sejam lançados em seu caminho.

Parece fácil, mas não demora muito até que as coisas mudem de figura. Quando a EVIL CORP pergunta se você concorda com os termos e condições, de repente o botão “não” aparece em outro idioma ou fica escondido dentro de vários menus suspensos. Algumas das perguntas alternam os botões de “sim” e “não”, dificultando que você selecione na opção correta. Tem até quebra-cabeça com enigmas que exigem mais do que apenas clicar.

São os chamados “dark patterns”, dribles na experiência de usuário que fazem o usuário se confundir e concordar com termos de uso com os quais ele não concorda. Explicamos melhor aqui.

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Embora a maior parte das perguntas possa ser exagerada, muitas delas nos lembram de que, no final das contas, é exatamente isso o que as empresas fazem (ou querem fazer) com os nossos dados. O próprio Plackett admite que concebeu o jogo como uma forma de “expor alguns dos padrões sombrios” que os sites usam com frequência para nos enganar, fazendo com que nossos dados pessoais sejam cedidos para muitas companhias.

Agora com licença que eu vou ali no site do Terms and Conditions Apply ver se consigo impedir que coisas assim me aconteçam, pelo menos dentro do game.

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