_Tecnologia

Drones de carga: veja como vão funcionar e quanto peso aguentam

Empresa Dronamics é famosa por modelo capaz de transportar até 350 Kg

Imagem: Dronamics/Reprodução

Nesta semana, a Dronamics, empresa especializada na fabricação e operação de drones, recebeu um investimento da Comissão Europeia para acelerar o desenvolvimento do programa que colocará drones de carga para realizar pequenas entregas em alguns países do território europeu.

A empresa é famosa pelo drone Black Swan, um veículo que possui autonomia para percorrer 2,500 km e é capaz de transportar cargas de até 350 kg. A expectativa é que a utilização de drones para entregas diminua consideravelmente as emissões de gases poluentes e é peça fundamental para oo alcance das metas climáticas dos países da Europa até 2050.

Além disso, estima-se que o transporte de cargas por drones seja 80% mais veloz que os métodos tradicionais, já que os veículos aéreos conseguem fugir dos problemas do trânsito rodoviário, e 50% mais baratos, fator determinante para o investimento crescente neste tipo de serviço.

Quando os serviços estiverem funcionando normalmente, espera-se um crescimento na prestação de serviços de envio no mesmo dia no e-commerce e setor farmacêutico. Entregas por drones são uma tendência para o futuro, mas, atualmente, poucos países utilizam, há uma escassez de empresas especializadas neste tipo de atividade.

Na Europa, apenas a startup irlandesa Manna realiza entregas de pedidos de supermercado, farmácia e alimentos, em um sistema que solta as entregas sobre os quintais. Estados Unidos e Austrália também possuem serviços parecidos, mas com pouquíssimas companhias atuando e apenas em pequenas regiões.

Atualmente, a Dronamics é a primeira empresa de drones licenciada da Europa e primeira parceira da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O investimento da Comissão Europeia será destinado à construção de pequenos aeroportos e aumento da frota de drones da empresa para que o serviço seja implantando de forma mais veloz.

Sair da versão mobile