Mais de 200 países e milhares de fotografias – 320 mil, para ser mais exato – participaram na última edição da competição de fotografia World Photography Awards. Poucos foram classificados para a premiação, mas quem ganhou mesmo foram os drones, que dominam as imagens selecionadas para a final.

• Esta foto de um único átomo ganhou o prêmio de fotografia de ciências no Reino Unido
• Fotografia de tartaruga-da-amazônia vence competição da BMC Ecology
As imagens de vida selvagem mais engraçadas de 2017

Fotografias produzidas por drones não é algo novo, nem mesmo competições de fotografia que fazem uso da tecnologia é novidade — mas a World Photography Awards, produzida pela World Photography Organization e patrocinada pela Sony, é uma das competições de fotografia mais importantes do mundo.

A jurada do World Photography Awards Zelda Cheatle confirma ao Quartz o que é possível notar que os drones dominaram a competição, são muitas as imagens áreas que se classificaram para a final. Os critérios para julgar estas imagens, no entanto, ainda são os mesmos. “O mesmo critério se aplica aos fotógrafos de drones sejam as imagens baseada em terra ou mar; o conteúdo precisa ter algo especial – composição, impacto, habilidade, retratar algo especial ou diferente ou informar de uma nova maneira”, explica a jurada.

A World Photography Awards existe desde 2008  e na edição de 2018 foram quatro competições distintas – profissional, aberta, júnior, para jovens de 12 a 19 anos, e estudante, para aqueles estão estudando fotografia.

A competição júnior desta edição contou apenas com uma categoria: o ambiente do participante. Já a competição para estudantes focou na conscientização da fragilidade dos oceanos.

A competição aberta possui dez categorias, entre elas arquitetura, cultura, em movimento, fotografia de rua, entre outras. A competição profissional também possui dez categorias, as quais incluem arquitetura, paisagens, vida selvagem, retrato e outras.

Os vencedores da categoria aberta serão selecionados no dia 20 de março, e os das demais categorias em 19 de abril.

As imagens vencedoras e selecionadas estarão em exposição de 20 de abril a 6 de maio em Londres. Todas as fotos estarão disponíveis no site oficial da competição a partir de 8 de maio.

A edição 2019 do World Photography Awards abre as inscrições em partir de 1º de junho.

Imagem de topo: Xiaoxiao Liu/Sony World Photography Awards