O DuckDuckGo é um motor de busca que existe há anos, mas ganhou relevância especial no ano passado, após o escândalo de espionagem da NSA. É porque o site realiza buscas anônimas: ele não deixa cookies no seu navegador, nem mesmo permite fazer login – tudo para manter sua privacidade.

Desde junho, o site bate recordes internos todo dia; em 2013, ele respondeu a mais de 1 bilhão de buscas. E se você ainda não usa o DuckDuckGo, eis mais um motivo para fazer isto: um belo redesign que o deixa mais bonito e ainda mais útil.

Além do visual mais limpo, o site ganhou novas funções: busca por imagens; autocompletar; e recomendações de estabelecimentos quando você busca por “pizza in são paulo”, por exemplo.

ATUALIZAÇÃO: este redesign saiu do beta e foi lançado oficialmente em 20/05.

duckduckgo redesign (2)

Você pode testar as novidades da versão beta em next.duckduckgo.com; ela deve se tornar o padrão “no próximo mês”, diz Gabriel Weinberg, que comanda o motor de busca.

O DuckDuckGo é o único mecanismo de busca que promete não rastrear os usuários. Ele usa cerca de 50 fontes – como Bing, Wolfram Alpha e Yelp – para trazer sites, notícias, dados e recomendações de lugares a visitar. Além disso, há uma lista gigantesca de atalhos para informações específicas:

  • quer saber quantas calorias há nos alimentos? Busque por “calories in apple“, por exemplo;
  • quer saber o peso de alguma coisa? Use o comando “weight” mais o objeto, como “weight apple“;
  • digite “age of dilma rousseff” e você verá que ela tem 66 anos;
  • com o comando “is gizmodo.com.br up?“, você sabe se um site caiu ou se o problema está apenas na sua conexão;
  • digite “xkcd” para obter a última tirinha do XKCD;
  • gere uma senha de quantos caracteres você quiser com variações do comando “password 8 strong“.

Ele também converte moedas, unidades de medida, e ainda faz cálculos, assim como o Google. Há uma lista enorme dos “goodies” que você encontra aqui. Infelizmente, os comandos são todos em inglês.

A interface do DuckDuckGo, por sua vez, já foi traduzida para dezenas de idiomas – incluindo o português brasileiro. Então se você quer testar uma alternativa ao Google que não rastreia você, nem dá um espaço exagerado para anúncios, vale experimentar – ainda mais com o novo design. Confira: [DuckDuckGo via VentureBeat]

duckduckgo redesign (3)