Dupla de tubarões viaja 6 mil km e impressiona cientistas

Os tubarões normalmente são solitários, por isso comportamento da dupla tem chamado atenção de pesquisadores
Imagem: Ocearch/Reprodução

Uma dupla de tubarões brancos tem chamado atenção dos cientistas por causa de um comportamento inusitado. Dois animais da espécie parecem ter se tornado amigos e estão viajando o mundo juntos.

whatsapp invite banner

Os predares dos mares normalmente são solitários. De acordo com cientistas, os animais que receberam os nomes de Simon e Jekyll, e já viajaram mais de 6 mil km juntos.

Cientistas da Ocearch, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, marcaram pela primeira vez a dupla com rastreadores de localização em dezembro, na costa da Geórgia. Com a localização, foi possível identificar que eles têm viajado juntos.

Ambos são tubarões jovens, com Simon pesando 196 km e Jekyll pesando 179 km, de acordo com seus perfis no site da Ocearch.

No portal da organização é possível acompanhar em tempo real a localização da dupla e também de outras dezenas de tubarões e tartarugas que são monitorados pelo projeto.

Amantes de tubarões podem acompanhar os animais no site da instituição. Imagem: Ocearch/Reprodução

Agora os cientistas querem realizar um teste genético na dupla para entender se eles são irmãos ou apenas se encontraram por acaso e decidiram seguir viajando juntos.

Como vivem os tubarões brancos?

O tubarão-branco costuma caçar ao amanhecer ou anoitecer, quando os raios solares estão fracos e estes animais podem se camuflar, já que tendem a emboscar a presa por baixo.

A espécie impressiona por seu tamanho, podendo atingir até 7 metros de comprimento e pesar cerca de 2,5 toneladas.

É comumente encontrado nas regiões costeiras de todo o mundo, sobretudo, em águas temperadas. Apesar de ser relativamente inofensivo para os humanos, o tubarão-branco ganhou fama em filmes, séries e videogames, e é um dos animais mais temidos do mundo.

Os animais geralmente solitários, mas pode ser encontrado em agregações de alimentação de 10 ou mais indivíduos, mas não formam cardumes.

Eles são capazes de percorrer grandes distâncias, até mesmo transoceânicas, como por exemplo entre a África do Sul e a Austrália.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas