Você dificilmente vai passar um dia sem ver um deles rodando sua timeline. GIFs foram criados para solucionar o problema de carregar arquivos de imagem sem depender tanto da velocidade da conexão do usuário — tudo porque o GIF não é um formato de arquivo de vídeo, e sim de imagem. A tecnologia permite o processamento rápido de imagens estáticas e também de uma série de imagens, que são reproduzidas em loop e passam a impressão de movimento.
Graças aos recursos de pós-produção que vêm de fábrica nos smartphones, é muito fácil criar seus próprios GIFs. Veja como fazer.
Sistema Android
Para quem tem o aplicativo Google Fotos, o processo é muito simples. Basta ir em “Biblioteca”, “Gerenciamento” e na lista “Criar” acessar a opção “Animação”. Depois disso, o usuário poderá escolher quais fotos de sua galeria quer utilizar para fazer a animação. Após a seleção das imagens, o usuário deve clicar no comando “Criar”, que fica no canto superior da tela de seu smartphone e está feito. Daí é só compartilhar na sua rede social de preferência.
Sistema iOS
Quem possui dispositivos Apple também consegue criar GIFs sem precisar baixar nenhum aplicativo adicional. Basta utilizar o recurso “Live Fotos”, que captura um segundo e meio antes do clique. Você ainda pode fazer algumas edições, adicionar efeitos e criar um GIF para compartilhar com quem quiser.
Aplicativos terceiros
As duas primeiras alternativas para a criação de GIF não necessitam de download adicional de nenhum aplicativo terceiro. Tanto iOS, quanto Android possuem recursos que facilitam a criação dos GIFs. No entanto, caso prefira outras alternativas, App Store e Play Store estão repletas de aplicativos dedicados exclusivamente à criação de GIFs, como GIF Maker, GIPHY, ImgPlay, entre outros. Boa diversão.