Por Daniel Junqueira

Após a apresentação excelente da Bethesda ontem, hoje foi a vez da Microsoft dar seu pontapé inicial na E3, e ela apresentou muita coisa que deve sair entre 2015 e 2016. Temos um novo Halo, Gears of War, mais sobre Rise of the Tomb Raider, novidades da Rare, e muito mais. Confira os principais destaques da apresentação da Microsoft:

Halo 5: Guardians




O primeiro jogo demonstrado pela Microsoft foi Halo 5: Guardians, novo jogo da série e o segundo produzido pela 343 Industries, que herdou da Bungie a tarefa de criar novos Halo. Logo de cara, a empresa mostrou um vídeo com gameplay do seu multiplayer, e cara, como tá bonito esse jogo.

Após a demonstração, Josh Holmes, da 343, subiu ao palco prometendo a aventura mais completa já feita para a série Halo. O modo multiplayer – chamado Warzone – estará disponível para ser jogado já na E3. O jogo será lançado no dia 27 de outubro. Confira abaixo um trailer do multiplayer:

ReCore

Um jogo novo com nomes pesados: Keiji Inafune, criador de Mega Man, e desenvolvedores de Metroid Prime. O trailer começa mostrando uma garota andando por uma espécie de deserto com um cachorro robótico ao seu lado. Coisas terríveis acontecem e, sinceramente, não deu para sacar muito bem qual é a do jogo apenas pelo trailer. O jogo está previsto para 2016, então ainda temos um bom tempo para entender do que se trata.

Mas é um jogo do criador de Mega Man com desenvolvedores de Metroid Prime. Eu quero muito ver qual é a desse ReCore.

Forza Motorsport 6


“O mais bonito, o mais tecnicamente avançado, e o maior jogo que já fizemos”. Todos os jogos atualmente são “o maior que já fizemos”, mas isso pouco importa. O trailer de Forza 6 realmente estava maravilhoso. O jogo sairá no dia 15 de setembro.

Dark Souls III


A existência de Dark Souls III já era conhecida desde que uma imagem do jogo vazou na semana passada. Agora ele é oficial, e sairá para Xbox One (não sabemos qual é a situação dele em relação às outras plataformas, mas não parece ser exclusivo da Microsoft). O jogo sairá no começo de 2016. Esperamos ver algo do gameplay dele durante a E3.

Rise of the Tomb Raider

O primeiro gameplay do novo jogo de Lara Croft! Exclusivo (ao menos temporariamente) para Xbox One, Rise of the Tomb Raider é um jogo bem… gelado. A demonstração do jogo em si começou com a nossa heroína caminhando por uma caverna. Ao sair dela, um cenário maravilhoso e completamente tomado pela neve se revela ao jogador. Lara caminha com dificuldade pela neve. Ela também salta de um lado para o outro, se segura em pedras enormes de gelo e muito mais a partir de quick time events.

O jogo está maravilhoso, pelo que vimos no vídeo apresentado pela Microsoft. Ele sai no dia 10 de novembro.

Rare Replay

Coletânea da Rare! Títulos da era de ouro da Rare e muito mais! 30 jogos por US$ 30! Banjo Kazooie, Perfect Dark, Battetoads, Conker’s Bad Fur Day e muito mais! Rapaz, isso sim é notícia boa. A coletânea sai já no dia 4 de agosto.

Sea of Thieves


“O mais ambicioso jogo já criado pela Rare”. Um jogo de batalha aquática? Você, aparentemente, controla um navio e uma equipe de piratas em uma ilha em busca de de tesouros. Não deu para entender perfeitamente qual é a dele pelo trailer, mas seu visual cartunesco é beeem bacana.

Gears of War 4 e Ultimate Edition

A trilogia Gears of War, lançada para Xbox 360, vai ganhar uma remasterização para o Xbox One em Gears of War Ultimate Edition. O jogo já havia vazado há algum tempo, mas só foi confirmado pela Microsoft hoje. Ele sai no dia 25 de agosto.

Além da remasterização, o quarto jogo da série vem aí. O gameplay de Gears of War 4 (ou será apenas Gears 4?) parece espetacular! O jogo está bem… escuro? Mas tudo bem. Confira a demonstração abaixo:

O jogo sai apenas no fim de 2016, então ainda falta um bom tempo para podermos colocar nossas mãos nele.

Minecraft para HoloLens

Era esperado que a Microsoft falasse algo sobre jogos para seu dispositivo de holografia, o HoloLens. E ela apresentou logo de cara uma versão de Minecraft adaptada para o headset. Você pode reproduzir o jogo onde quiser — na parede, ou até em uma mesa — e mover sua cabeça para ver esse novo mundo por diversas perspectivas diferentes.

Foi provavelmente a mais incrível das demonstrações da Microsoft. Imagine a maravilha que deve ser ver o mundo criado no Minecraft ganhando forma na frente dos seus olhos! É exatamente isso o que Minecraft se propõe no HoloLens.

Novidades para o console

Além dos jogos novos, os donos de Xbox One vão ganhar algumas novidades em hardware e software que são muito bem-vindas. Para começar, a Microsoft anunciou o controle Elite para o Xbox One e PCs com Windows 10. É um controle modular, remapeável e facilmente modificável. Não se preocupe mais em acabar com o stick analógico — no Elite Wireless Controller, você pode trocar as peças da forma como desejar. Parece ser um controle excelente. O problema é que ele vai ser caro. Segundo a Microsoft, o novo controle chega às lojas por US$ 150 no terceiro trimestre do ano.

E não é só isso: todos os jogos de Xbox 360 serão compatíveis com o Xbox One. Isso é uma baita notícia. Aquela coleção de jogos que você acumulou desde 2005 não precisará ser abandonada para dar espaço ao novo console, e quando bater aquela saudade de Mass Effect 2 você poderá pegar sua cópia do Xbox 360 e rodar no One. Membros do Xbox Preview já podem usar o novo recursos a partir de hoje. Para os outros, a atualização chega até o fim do ano.

Por fim, a Microsoft anunciou um modo de acesso antecipado chamado Xbox Game Preview a jogos de Xbox One, bastante parecido com o Early Acess da Valve. Aqui, desenvolvedores selecionados conseguem disponibilizar jogos ainda em desenvolvimento para jogadores que quiserem testá-los e, assim, contribuir com o seu desenvolvimento.


Esses foram os pontos mais importantes da conferência da E3 da Microsoft. Ainda hoje temos EA, Ubisoft e Sony. Para saber melhor o que esperar desses eventos, não deixe de ler nosso Guia da E3.