por Bruno Izidro

O que aconteceu na noite desta segunda-feira (15) na conferência da E3 2015 da Sony era algo inimaginável para muitos jogadores até pouco tempo atrás. No decorrer de uma hora e meia de apresentação, os sonhos dos fãs de The Last Guardian, Final Fantasy 7 e Shenmue se tornaram realidade.

Depois da ótima conferência da Microsoft, mostrando jogos de peso e exclusivos para o Xbox One, a Sony precisava de algo impactante para chamar a atenção e podemos dizer que ela foi bem-sucedida nesse sentido: The Last Guardian ainda existe, o remake de Final Fantasy 7 deixou de ser só uma promessa e Shenmue 3 provavelmente vai virar realidade.

The Last Guardian

O tão aguardado jogo dos criadores de ICO e Shadow of the Colossus já tinha virado piada entre os jogadores, e com razão. Anunciado originalmente na E3 de 2009, The Last Guardian empolgou a todos, mas passou os últimos seis anos envolto em rumores de cancelamento, problemas no desenvolvimento e acabou não dando mais sinal de vida.

Foi justamente com The Last Guardian que a Sony abriu a apresentação da E3 2015, e para mostrar que o jogo ainda está firme e forte, um vídeo de gameplay bem extenso foi mostrado.

O jogo, obviamente, agora está no PlayStation 4. O diretor e principal nome por trás do game, Fumito Ueda, também estava presente para mostrar que agora vai. The Last Guardian tem previsão de lançamento para algum momento de 2016.

Remake de Final Fantasy 7

Na E3 de 2005, a Sony e a Square Enix criaram um monstro. Para demonstrar o poder do até então inédito PlayStation 3, as empresas resolveram refazer a abertura de Final Fantasy 7 como uma tech demo para o videogame. Foi o suficiente para que começassem os rumores de que um remake do clássico RPG chegaria em breve, o que — claro — nunca aconteceu.

No ano passado, também na E3, a Square Enix tocou na ferida dos fãs ao anunciar que o jogo finalmente chegaria para o PS4, mas seria a mesma versão lançada recentemente no Steam. Já na apresentação desse ano, em dois minutos tudo isso foi esquecido. Finalmente o remake de Final Fantasy 7 será feito.

É só um teaser, não mostra quase nada e nem dá pra saber se é animação ou gráfico do jogo mesmo, mas já serviu para deixar todos aplaudindo de pé. Até agora, o que se sabe é que o remake de Final Fantasy 7 sairá primeiro para PS4, o que dá a entender que pelo menos outra plataforma (Xbox One e PC) também receberá o jogo. A Square Enix disse que mais informações serão reveladas no fim do ano.

O Shenmue 3 de 2 milhões de dólares

A continuação do clássico de Dreamcast parecia um sonho quase impossível e até a noite de ontem, quando o próprio criador do jogo, Yu Suzuki, subiu ao palco da Sony e anunciou… uma campanha de Kickstarter para desenvolver Shenmue 3.

Sim, foi algo bem estranho: não se tratava do jogo em si e sim da possibilidade de um Shenmue 3, mas não deixou de ser empolgante. Mais impressionante do que o anúncio foi saber que Suzuki está pedindo nada menos do que US$ 2 milhões para tornar o jogo realidade.

Yu Suzuki justificou a quantia elevada no Kickstarter como sendo o valor da “realidade pragmática para desenvolver um jogo dessa escala”, mas nem precisava disso para convencer os fãs. Poucas horas depois do início da campanha, a meta de US$ 2 milhões foi alcançada e a tendência é que o projeto arrecade muito mais.

Segundo a página do Kickstarter, Shenmue 3 será desenvolvido na Unreal 4 e continuará exatamente onde Shenmue 2 parou.  O jogo terá versão apenas para PS4 e PC e o lançamento está previsto para dezembro de 2017.

shenmue-3

Esses três foram os destaques da apresentação da Sony, mas outros jogos interessantes também apareceram na conferência.

Horizon: Zero Dawn

Novo jogo da Guerrilha Games, criadores de Killzone, Horizon: Zero Dawn é descrito pela Sony como um “RPG de ação em terceira pessoa”, ambientado em um mundo pós-apocalíptico parecido com o de Enslaved, onde a humanidade voltou a se organizar em tribos primitivas.

O que deixou todos realmente empolgados com Horizon foi o vídeo apresentado, já mostrando bastante do gameplay.

A personagem principal se chama Aloy e o jogo se passa em mundo aberto. Horizon Zero Dawn é exclusivo de PS4 e será lançado em 2016.

Street Fighter V

Outro exclusivo da Sony (nos consoles, já que o jogo também sairá para PC), Street Fighter V está começando aos poucos o apresentar seus lutadores. A Capcom já havia confirmado Ryu, Chun-li, Charlie e M. Bison.

Na conferência da Sony foram revelados que Birdie e Cammy também voltarão para o jogo de luta, e já mostraram alguns seus golpes especiais como o “Axel Spin Knuckle” da inglesa e o “Enjoy Time” do grandalhão acorrentado.

Além disso, a Sony anunciou o primeiro beta online de Street Fighter V, que vai acontecer entre os dias 23 e 28 de julho só para a versão de PS4. Quem fizer a pré-compra do jogo já estará garantindo a participação nesse beta, mas outros acontecerão no decorrer do ano.

Street Fighter V será lançado no primeiro semestre de 2016.

Call of Duty: Black Ops III

Isso aqui é interessante para quem vem acompanhando as E3: já era tradição o Call of Duty do ano ser apresentado nas conferências da Microsoft, mas agora a Activision resolveu começar uma parceria com a Sony.

Isso quer dizer que o primeiro gostinho tanto da campanha solo quanto do mutliplayer da Call of Duty: Black Ops III foram mostrados no palco da dona do PlayStation.

As exclusividades que também eram de praxe para donos de Xbox agora vão ser para quem tem PS4. Primeiro será um beta do multiplayer em agosto e, quando o jogo for lançado, o pack de maps chegará primeiro para o console da Sony.

Call of Duty: Black Ops III chega em 6 de novembro para PS4, PS3, Xbox 360, Xbox One e PC.

Vários outros jogos foram mostrados na conferência, entre eles Uncharted 4, No Man’s Sky, Firewatch e Star Wars: Battlefront. Quem quiser, pode assistir a toda a apresentação no vídeo abaixo, que está com tradução simultânea em PT-BR.