A Electronic Arts anunciou que vai encerrar os servidores online dos jogos FIFA 18, 19, 20 e 21, no próximo dia 6 de novembro. Com isso, será impossível jogar partidas multiplayer, além de desbloquear conquistas nas versões mais antigas do simulador de futebol mais popular do mercado de games.
A medida não é uma novidade, já que, no ano passado, a empresa declarou ser inviável manter os servidores, diante de um cenário de queda expressiva no número de jogadores ativos em games mais antigos. A medida não afetaria apenas a franquia FIFA, mas também outros jogos publicados pela EA.
As duas últimas versões do game de futebol ainda seguem com os servidores ativos, mas a tendência é que, nas novas versões, a Electronic Arts deverá manter a política de encerrar os servidores que registrarem perdas significativas de jogadores.
EA Sports FC a caminho
Neste ano, a franquia mudará oficialmente de nome, após o fim de uma parceria histórica com a entidade máxima do futebol. Mesmo sem a nomenclatura FIFA, EA Sports FC negocia com diversas federações ao redor do mundo para garantir a presença de várias competições oficiais no game.
Recentemente, a EA fechou um acordo de R$ 3 bilhões para ter a licença da Premier League, o campeonato inglês de futebol.
Além disso, a franquia deve continuar expandindo a participação feminina na franquia. A última versão, o FIFA 23, fez história ao colocar uma mulher na capa pela primeira vez. O jogo também foi o primeiro a contar com ligas femininas e recebeu atualizações com mais torneios, como a Women’s Champions League e a WMLS.