O mês de abril é considerado o mês da astronomia. O objetivo da data é inspirar as pessoas a saírem de suas casas, olharem para cima e compartilharem um único céu. Para que você entre no clima, o Gizmodo Brasil separou os principais eventos astronômicos que acontecerão neste mês. Confira:

1º de abril – Lua Nova

A Lua Nova não parece um evento tão interessante, afinal, é a época em que o satélite fica oculto no céu. Mas sua ausência revela outras coisas. Esta é a melhor época do mês para observar galáxias e aglomerados de estrelas, já que a luz da lua não estará presente para interferir. 

Aproveite para tirar o telescópio e a câmera fotográfica do armário. Para obter bons cliques, busque por um local com pouca interferência luminosa e, claro, cheque as condições do tempo. Quanto mais limpo o céu, melhor.

22 e 23 de abril – Chuva de Meteoros Líridas

A Chuva de Meteoros Líridas acontece anualmente entre os dias 16 e 25 de abril. Neste ano, seu pico será na virada do dia 22 para o dia 23. 

Ela é produzida por partículas de poeira deixadas pelo cometa Thatcher (C/1861 G1), descoberto em 1861. Os meteoros irradiam da Constelação de Lira, mas podem ser observados em qualquer ponto no céu. Aproveite a vista.

29 de abril – Mercúrio no Maior Alongamento Oriental

No dia 29 de abril, Mercúrio estará em seu maior alongamento oriental, ou seja, no ponto mais distante do Sol quando visto da Terra. O fenômeno, que ocorre a cada quatro meses, facilitará a observação do planeta.

Logo após o pôr do Sol, procure pelo ponto brilhante próximo a linha do horizonte, ali estará Mercúrio. 

30 de abril – Eclipse Solar Parcial

Um eclipse solar parcial fechará o mês de abril com chave de ouro. O evento ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol, como se o astro tivesse levado uma mordida. 

O eclipse será visível na maior parte do sudeste do Oceano Pacífico e no sul da América do Sul. O melhor lugar para observá-lo será a Argentina, com uma cobertura de 53%. O ápice do fenômeno está previsto para às 17h41 no horário de Brasília.

O Gizmodo Brasil preparou uma lista com todos os eventos astronômicos que acontecem em 2022. Confira aqui.