A semana começa com uma notícia muito, muito triste. Nessa madrugada morreu, em São Petesburgo, Eduard Khil, barítono russo que, em 2010, ganhou o ocidente com a música “I am very glad, because I’m finally returning back home”. Não conhece? Tente “trololo.”

Eduard Khil foi um barítono de bastante sucesso na antiga União Soviética nas décadas de 1960 e 1970 — era, inclusive, artista honorífico da URSS. Sua canção mais famosa foi escrita por Arkady Ostrovsky e originalmente contava a história de um cowboy que cavalgava pelos campos enquanto sua mulher costurava meias (!?), mas os soviéticos acharam a letra muito americanizada e censuraram-na. Eduard, então, decidiu vocalizá-la com o indefectível “trololo” que, décadas mais tarde, se tornaria mundialmente conhecido. O vídeo que estourou em 2010 foi gravado em 1976 e figura entre os favoritos de muita gente — é um dos meus, como contei na minha chegada ao Giz.

Ele tinha 77 anos e faleceu em decorrência de um derrame sofrido há alguns dias. Seu corpo será enterrado em sua cidade natal, Smolensk. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, mandou condolências à esposa e filho do cantor. A elas acrescentamos as nossas. Descanse em paz, Eduard, com a certeza de que seu legado viverá eternamente! [Ria Novosti, G1]