Efeito “B-r-o Bró”: por que o clima no Piauí fica ainda mais seco no fim do ano
Apesar do verão ser a estação mais quente do ano, o período das mais altas temperaturas no estado Piauí começa mais cedo, já a partir de agora. Os meses de setembro, outubro e novembro marcam a época do efeito “B-r-o Bró”, o período mais seco do estado.
O calorão do trimestre ganhou esse apelido pela população. Na prática, é uma brincadeira com a repetição da última sílaba dos três meses mais quentes do ano por lá.
Entenda o efeito “B-r-o Bró”
O efeito “B-r-o Bró” é uma condição da ‘tropicalidade’ do Piauí. Por sua localização, o estado enfrenta dois grandes momentos no seu clima durante o ano: o período chuvoso, que está relacionado ao verão, e o período de altas temperaturas.
O período chuvoso acontece pela influência dos ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico Sul. Já na época quente, que se estende por mais meses, o calor ganha mais espaço quando a umidade relativa do ar está mais baixa.
Isso acontece porque uma massa de ar equatorial continental estaciona sobre a região do Piauí. Com ela lá, não há circulação da umidade no sistema atmosférico. Por esse fenômeno, há falta de chuvas no estado durante o período, o que causa o efeito “B-r-o Bró”.
Neste ano, a seca do Piauí coincide com uma onda de calor que atinge o Brasil. Por isso, já nos próximos dias, os piauienses enfrentarão um calor intenso, com temperaturas acima dos 40°C em muitas áreas do estado.
Enquanto o litoral poderá ter algumas pancadas de chuva, no interior do Piauí o sol forte e o tempo seco vão predominar.
Consequências do efeito “B-r-o Bró” na prática
O “B-r-o Bró” diminui o leito dos rios do estado, especialmente o Parnaíba e o Poti. Além disso, outra característica dessa sazonalidade é a perda de folhas das plantas do cerrado piauiense.
Isso acontece porque a vegetação da região é do tipo caducifólia e subcaducifólia. Em geral, o período de seca extrema favorece o alastramento de queimadas no Piauí.
Já para os piauienses, o efeito “B-r-o Bró” gera consequências à saúde. O calor e a baixa umidade ultrapassam o desconforto e podem causar problemas respiratórios.