O Pix, lançado pelo Banco Central do Brasil no final de 2020, não demorou para se consolidar como o método de transações financeiras favorito dos brasileiros. O fato de efetivar operações instantaneamente e sem taxas encorajou os brasileiros a aderirem a novidade e deixarem de vez os métodos mais tradicionais.
A nova modalidade, além de oferecer maior praticidade para a população local, promoveu uma mudança de hábito em toda a sociedade. Segundo o Relatório Varejo 2024, da Adyen, um terço dos brasileiros abandonaram a carteira física e realizam transações e pagamentos por meios digitais.
O estudo foi realizado entre 15 e 29 de janeiro deste ano e ouviu 38.151 pessoas de 26 países, incluindo o Brasil, e ajuda a dar uma ideia sobre as particularidades do consumidor brasileiro em relação aos de outras partes do mundo.
A mesma pesquisa, realizado em parceria com o Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios, constatou que 18% da população está buscando ainda mais praticidade na hora de realizar transações online e consideram bem-vinda a implementação de métodos de pagamento que exijam uma menor quantidade de etapas de cliques.
Uma parcela maior, 31%, acredita que o dinheiro físico pode ter seu fim daqui a três ou cinco anos. Esta é uma percepção que, embora seja bastante radical, é cada vez mais comum, principalmente entre as pessoas que estão utilizando meios de pagamento digitais com maior frequência.
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Pix já está disponível como forma de pagamento no Google Play
Para entender o quanto uma plataforma intuitiva e com uma ampla variedade de métodos de pagamento disponíveis faz a diferença na hora da realização de compras online, o relatório revela que 46% das pessoas abandonam o carrinho de compras caso não encontrem seu meio de transações financeiras preferido.
Atualmente, os principais marketplaces em operação no Brasil oferecem métodos de pagamentos digitais. Aliás, o país pode ser considerado mais “digital” às modalidades de pagamento. Mesmo em países desenvolvidos, meios de transação mais antigo seguem bastante populares.