Cinco meses atrás, o grupo musical russo 5’Nizza lançou um clipe para a música “Samoliot”, com uma série de contratempos que estavam, aparentemente, congelados no tempo. Porém, embora a ação estivesse pausada, os artistas continuavam a cantar, conforme a câmera se mexia ao redor deles. Foi uma versão inteligente do efeito bullet-time (ou “tempo-de-bala”), que ficou popular em Matrix. E agora nós enfim sabemos como é que eles a criaram.

Os artistas de efeitos visuais responsáveis pelo efeito bullet-time visto em Matrix usaram uma combinação de conjuntos multicâmera, composição digital e personagens criados por computador para fazer as cenas de ação icônicas do filme, o que exigiu um orçamento digno de Hollywood. O diretor Max Ksjonda, no entanto, bolou um jeito mais barato para o clipe de “Samoliot“: pendurar os integrantes e os objetos no ar usando cordas e então filmá-los contra um fundo verde com uma câmera de movimento lento.

É claro, foi preciso ainda um trabalho de pós-produção para apagar todos os equipamentos de suporte e substituir o fundo verde. Mas isso é algo que um adolescente talentoso conseguiria fazer usando uma cópia do Adobe After Effects ou o Fusion, da Black Magic Design.

[Vimeo via The Awesomer]