_Cultura

Elefantinha cantora é a campeã de rejeição da internet

O filme “Sing”, lançado em 2016, conta a história de Meena, uma elefantinha tímida com uma voz especial. O problema é que o Tik Tok redescobriu recentemente a história dela - e decidiu odiá-la

Meena

Imagem: Reprodução/Divulgação

Quem assistiu aos filmes Sing (2016) e Sing 2 (2021), conhece bem a história de Meena, a elefantinha. Meena é um dos muitos animais que disputam uma competição de canto no filme. Ela é uma jovem paquiderme com uma voz meiga e super potente, mas muito tímida — e vista sempre cobrindo seu rosto com as orelhas.

Porém, recentemente, a elefantinha tornou-se a mais recente vítima da cultura do cancelamento, graças aos usuários do TikTok.

Um clipe em que Meena canta “Parabéns” para seu avô se tornou o assunto mais recente (e, convenhamos, aleatório) a despertar ódio no TikTok nas últimas semanas. Um vídeo comentando o trecho do filme, postado em 25 de janeiro, foi visto mais de 20 milhões de vezes, além de ter recebido mais de 3,7 milhões de curtidas.

No TikTok, a hashtag “#MeenaSlander” (algo como “difamando Meena”) tem mais de 73 milhões de visualizações e #MeenaTheElephant” tem mais de 44 milhões de visualizações.

https://www.tiktok.com/@userkqz2a6ny1e/video/7057241690876218630

Várias contas do TikTok foram criadas especificamente para zombar de Meena, incluindo @meenathegoofypickme, que tem cerca de 44,4 mil seguidores, e @elephantfromsinghater, com cerca de 9,1 mil seguidores. 

Tori Kelly, a cantora americana que dublou Meena no filme, também aderiu à tendência com um post próprio, zombando de sua personagem. 

@torikelly

#duet with @dillydingdong3 meena be doin the most 🐘

♬ Shes so extra and for what – idk

E por que tanto ódio contra Meena? 

O Know Your Meme, considerado a principal referência quanto à origem de memes, aponta para um vídeo postado pelo usuário @RandyFanBoy como o início da tendência de vídeo anti-Meena. Em resumo, o que o alvo das críticas é o fato de a personagem cantar, desnecessariamente, muito bem.

“Ela é totalmente doida; olha como ela cantava ‘parabéns pra você’… tipo, cala a boca, é só uma música de aniversário”, escreveu @RandyFanBoy. O vídeo, postado em 17 de janeiro, foi visto mais de 7,5 milhões de vezes.

https://www.tiktok.com/@randyfanboy/video/7054053705292877102

A cena levou os internautas a compararem Meena a uma “garota pick me”, uma gíria da internet que se refere a alguém que está desesperado por atenção, e sugerir que ela usou o evento como uma desculpa para mostrar seu canto.

Os usuários do TikTok se tornaram virais ao adicionar texto ao clipe, muitas vezes expressando extrema frustração com o comportamento dela. Porém, outros internautas argumentam que as críticas a Meena são injustas e até problemáticas.

O perfil do tiktok @nina_the_pickme_elephant, compartilhou um clipe do título original onde Meena está cantando sozinha no topo de uma montanha e se assusta quando descobre que Buster Moon, um coala macho dublado por Matthew McConaughey, estava observando ela o tempo todo. Os usuários fizeram diversos comentários alegando que ela não era realmente tímida e sabia que era talentosa, e ao escolher se apresentar em uma montanha, ela estava buscando atenção. 

Em outro vídeo, o criador chama Meena de nomes ofensivos e queima uma estatueta colecionável dela. As pessoas — principalmente enquanto usam a internet — sempre precisam odiar alguma coisa em conjunto, né?

Embora as diretrizes da comunidade do TikTok proíbam os usuários de se envolver nesse tipo de atividade alimentada pelo ódio em relação a outros criadores, não se sabe como e se a plataforma lidará com um ataque a um personagem fictício.

Sair da versão mobile