Elon Musk, CEO da empresa SpaceX, prometeu que a nave Starship, construída para missões de longa duração a Marte contará com gravidade artificial. A tecnologia ajudará contra os feitos negativos da microgravidade no corpo humano — um conceito que até então pertencia apenas às obras de ficção científica.
A informação veio pelo X, antigo Twitter, após o fundador da Id Software, John Carmack, sugerir que a SpaceX deveria girar sua nave Dragon para criar a chamada gravidade giratória.
O CEO da SpaceX respondeu dizendo que eles têm um plano para fazer a Starship girar durante o trajeto para Marte. “Mesmo um minúsculo vetor gravitacional é melhor que nenhum”, disse Musk. Por enquanto, o bilionário não compartilhou nenhum detalhe sobre como exatamente a SpaceX espera fazer isso.
Especialistas especulam que a nave poderia contar com seções rotativas ou até mesmo ser construída em torno de um eixo central giratório. Assim, criaria acelerações centrípetas que pudessem fornecer carga inercial semelhante à carga gravitacional terrestre.
Porque a gravidade é importante
Atualmente, astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) vivenciam microgravidade, o que leva a perda de massa óssea e muscular, além de outros problemas de saúde como um mal condicionamento cardiovascular, sensório-motor e alterações hormonais.
Com a gravidade artificial, os viajantes espaciais poderiam evitar muitos desses problemas, permitindo missões mais longas e sustentáveis.
Se Musk e sua equipe conseguirem concretizar a promessa de gravidade artificial na Starship, será um grande passo em frente para missões espaciais de longo prazo. Com a Starship, a SpaceX não apenas transportaria humanos para outros mundos, mas também os manteria saudáveis durante a jornada.