Elon Musk quer cobrar assinatura do Twitter/X de todos os usuários
Elon Musk sugeriu cobrar uma taxa de todos os usuários para ter acesso ao “X” (o antigo Twitter). Caso se concretize, esta seria uma das mudanças mais profundas no microblog que, assim como outras grandes redes sociais, oferece acesso gratuito desde que foi lançada, em 2006.
O jornalista Dave Lee, da Bloomberg, confirmou a informação. Ele disse que Musk discutiu a ideia em uma conversa sobre a tecnologia IA (Inteligência Artificial). Inclusive, essa conversa tinha a presença de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
“Elon Musk revisitando uma ideia aparentemente lançada no passado — cobrando de todos para usarem o Twitter. Um nível inferior ao premium. ‘Estamos caminhando para um pequeno pagamento mensal pelo uso do sistema X'”, disse Lee.
De acordo com Musk, o pagamento seria a única maneira de combater os bots. O bilionário não deu nenhuma pista sobre quando planeja implementar a cobrança ou qual seria seu valor.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o dono da plataforma fala no assunto de instituir uma cobrança para usuários da rede. Pouco tempo após assumir como CEO da plataforma, ele discutiu internamente a possibilidade de exigir um pagamento para usar a rede.
Pague para usar
Desde a compra do X, Elon Musk busca formas de aumentar a arrecadação financeira da empresa. Hoje, a principal fonte de receita do microblog é proveniente de anúncios. Entretanto, suas decisões controversas têm afastado potenciais anunciantes, fato que tem derrubado a receita a níveis preocupantes.
De acordo com o próprio Musk, a arrecadação de publicidade caiu na casa de 50%. No fim do primeiro semestre, a empresa anunciou Linda Yaccarino como nova CEO do Twitter, para liderar a companhia em um projeto de transformar a rede social. Além disso, a contratação da executiva, ex-NBCUniversal, também tinha como objetivo melhorar o relacionamento com os anunciantes, aproveitando a influência e prestígio de Yaccarino no meio publicitário.
Uma das apostas de Elon Musk para aumentar as receitas é o “X Premium”, que era originalmente conhecido como “Twitter Blue”. O serviço de assinatura oferece benefícios exclusivos para os assinantes, mas sua adesão não tem sido o suficiente para alavancar a arrecadação da plataforma.