A Boring Company, do Elon Musk, tem estado ocupada, cavando um túnel gigante sob Los Angeles, que está supostamente quase pronto para alguns passageiros humanos. Musk anunciou na quinta-feira (10) que a empresa “vai oferecer passeios gratuitos ao público em alguns meses”. Isso se conseguirem a aprovação governamental, é claro.

Dá uma olhada no túnel maluco do Elon Musk
O Elon Musk quer vender um lança-chamas para você

Musk também apontou em um post de Instagram, que você vê abaixo, que o sistema de transporte subterrâneo, uma vez finalizado, “sempre dará prioridade a pods para pedestres e ciclistas por custo menor do que o de uma passagem de ônibus”. O túnel de Los Angeles se estende por apenas 4,34 km — é uma prova de processo —, mas Musk tem grandes ideias para o futuro do transporte subterrâneo.

Musk afirmou que quer construir uma rede de túneis abaixo da cidade para “resolver o problema do trânsito destruidor de almas“. Uma missão nobre. Acima do solo, os carros dirigiriam sobre dispositivos semelhantes a trenós elétricos que então desceriam ao subsolo e percorreriam os túneis a mais de 190 km/h.

Os passeios gratuitos que Musk anunciou nesta semana seriam uma versão em menor escala desse sonho. Um sonho que, vale apontar, pode muito bem ser uma incrível ilusão. Essa visão está repleta de obstáculos regulatórios e irremediavelmente complicada. E se você estiver hesitante em mergulhar no túnel de Los Angeles de Musk, talvez confie só nos seus instintos. Ainda no ano passado eles haviam dito que “não tinham ideia” do que estavam fazendo.

Imagem do topo: Getty