Você já pode visualizar arquivos do Google Docs usando dispositivos com iOS e Android, e já existem formas não-oficiais (e desajeitadas) de editá-los também. Você também pode vê-los e editá-los no Microsoft Word usando o OffiSync. Mas já era hora de o Google oferecer uma solução decente e oficial, e é isso que eles vão fazer… em breve.

O Google deve ativar a edição online de documentos de texto em breve. Segundo o blog oficial do Google, eles vão lançar "edição móvel no Google Docs para Android e iPad".

O Word também vai ganhar edição de arquivos guardados no Google Docs: depois que eles compraram a DocVerse em março, era questão de tempo até que uma integração entre o Microsoft Office e o Google Docs começasse a acontecer.

Em demonstração feita pelo Google num evento em Paris, foi possível ver como o DocVerse vai funcionar: quando você salva o arquivo, ele vai também para a nuvem (aparentemente uma cópia local é salva no PC); e quando um documento está aberto em dois computadores, alterações feitas em um PC aparecem no outro computador.

A edição de documentos no iPad e Android deve chegar "em algumas semanas", mas o DocVerse deve demorar mais um pouco: ele ainda está em desenvolvimento e o Google não disse quando ele estará pronto. Mas sei que vale a pena esperar. [IDG; Official Google Blog via Gizmodo US]