Desenharam o emoji do DNA do jeito errado
Este mês o pessoal da Unicode Consortium, organização que decide quais emojis aparecerão em nossas vidas, anunciou algumas boas notícias para a comunidade científica: entre os 157 novos emojis que serão adicionados neste ano, há um DNA em dupla hélice.
E ele é bonitinho.
• Estes são alguns dos melhores novos emojis que vêm por aí
• A Unicode sabe que o emoji de skate ficou ruim e o Tony Hawk vai ajudar
Só tem um problema. O DNA está torcido do jeito errado. Assim como as pessoas, o DNA pode ser destro ou canhoto. Assim como as pessoas, o DNA “destro” é muito mais comum. Os DNAs canhotos são conhecidos como Z-DNA; os degraus de sua estrutura de escada se inclinam para a esquerda.
A função biológica do Z-DNA ainda não é compreendida por completo e é muito raro – mais raro do que pessoas canhotas. A estrutura de DNA mais comum é o “B-DNA”, embora também exista o “A-DNA”.
Abaixo você pode ver uma ilustração que ajuda a demonstrar esse conceito.
Imagem: Curtin University
Representar os fios do DNA no caminho errado é um erro fácil de se cometer e acontece o tempo todo. Mas quando acontece, deixa a comunidade científica maluca.
No Twitter, a reação ao desenho do DNA da Unicode Consortium foi forte.
“Oh, a new Unicode Emoji for DNA! Great! Let’s have a look …
…
… you’ve got to be f&#@ing kidding me.” ? pic.twitter.com/oCKtCSYc4B
— Konrad Rudolph ??? (@klmr) 13 de fevereiro de 2018
Oh, um novo emoji unicode para o DNA! Ótimo! Vamos dar uma olhada… Você só pode estar brincando comigo”
New DNA emoji is left handed for Pete’s sake. https://t.co/WQofAP159p
— Antonio Regalado (@antonioregalado) 12 de fevereiro de 2018
O novo DNA de emoji é canhoto, pelo amor.
O emoji de DNA foi proposto junto com diversos outros emojis relacionados à ciência por um grupo de entusiastas, com o suporte da American Chemical Society e General Electric, que tem uma campanha de divulgação científica baseada em emojis. O Conselho Internacional de Ciência e a União de Geofísica dos Estados Unidos os ajudaram a determinar quais emojis seriam enviados.
A Unicode Consortium escolheu diversas sugestões, entre elas um jaleco, micróbio, tubo de ensaio e uma placa de Petri. Na proposta original, o emoji de DNA está torcido do jeito certo.
O desenho do DNA canhoto, no entanto, não é a imagem final que aparecerá nos celulares. É apenas um rascunho da Unicode. No final das contas, cada plataforma terá o seu próprio desenho dos novos emojis. O Emoji 11.0 deve começar a aparecer em algum momento desse ano. E com sorte, quando aparecer, essa dupla hélice estará torcida do jeito certo. E o skate não se parecerá com um band-aid.
Imagem: Unicode Consortium/Gizmodo