Empresa áerea americana decreta o fim do “modo avião” dos celulares
A partir do dia 1º de fevereiro, a Delta Airlines, empresa aérea americana, vai oferecer conexão wi-fi gratuita para seus clientes. Inicialmente, a conectividade de internet sem fio valerá para voos domésticos nos Estados Unidos. A intenção, porém, é estender o recurso para todos os destinos da empresa até o final de 2024.
A conexão em voos não é exatamente uma novidade. No entanto, os serviços acabam encarecendo os custos da viagem e, normalmente, a velocidade da conexão passa bem longe do ideal.
No caso da Delta, a promessa é de internet de alta velocidade e uma experiência parecida com que seus clientes estão acostumados no dia-a-dia.
De acordo com a empresa, seus clientes poderão fazer pesquisas, ter acesso a séries e filmes em serviços de streaming, redes sociais e acessar aplicativos diversos que demandam conexão de internet. No entanto, ligações e chamadas de vídeo serão vetadas — segundo argumento, em razão de regulações federais. Para conectar seus aparelhos ao wi-di os clientes precisarão fazer parte do SkyMiles, programa de fidelidade da empresa.
A Delta Airlines segue o mesmo caminho que a JetBlue Airways, empresa aérea focada em voos de baixo custo e primeira entidade a oferecer internet gratuita em voos no mundo. A companhia fundada pelo empresário brasileiro David Neeleman em 1997, passou a disponibilizar conexão de internet em 2017.
Além dos EUA, a Europa pode começar a oferecer internet de graça em voos em breve. Recentemente, a União Europeia determinou que os países que compõem o bloco têm até junho deste ano para reservar faixas de frequência de 5G para companhias aéreas.
A Delta Airlines anunciou seus planos para implementar internet gratuita em seus voos em 2020, durante a CES (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, daquele ano. No entanto, só agora os primeiros clientes poderão ter acesso à conexão da empresa.