Tecnologia

Empresa de turismo espacial lança viagem com jantar em “balão”; veja

Passagens para passeio em "nave balão espacial" da SpaceVIP oferecem jantar com estrelas Michelin por valor milionário; veja
Imagem: Divulgação/SpaceVIP

A empresa de turismo espacial de luxo SpaceVIP está aceitando reservas para uma “experiência de jantar estratosférica” em um “balão” em subórbita espacial. Por US$ 495 mil, seis viajantes terão direito ao passeio com uma refeição que vale duas estrelas Michelin no “SpaceBalloon”.

whatsapp invite banner

Apesar da propaganda, a viagem não é de fato espacial, mas sim cerca de 43 milhas abaixo da linha Kármán, limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. Além disso, o SpaceBallon, projetado pela startup Space Perspective, fica a bordo da cabine pressurizada da Nave Espacial Netuno, com emissões zero de carbono e gravidade estável.

balão espacial space vip

Imagem: Divulgação/SpaceVIP

Para garantir a segurança, a nave é conta com blindagem para minimizar a exposição à radiação e sistemas avançados de isolamento e controle climático para regular as temperaturas. O balão segue o princípio de “pressão zero”, ou seja, tem diferença mínima de pressão entre o interior e o exterior, reduzindo o risco de ruptura.

Como será o turismo espacial no balão

Os voos de teste começarão ainda este ano. A janela de lançamento é entre o fim de 2025 e o início de 2026, no Kennedy Space Center, da NASA. O passeio durará seis horas, com pratos do chefe de cozinha do restaurante de “Cozinha Holística” Alchemist, Rasmus Munk.

De acordo com a SpaceVIP, a cozinha holística conta uma “história intencional” através da culinária. Ela “inspirará a reflexão e a discussão sobre o papel da humanidade na proteção do nosso planeta”.

Os custos dos ingressos irão para a Space Prize Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao avanço das mulheres na indústria espacial. No entanto, vale ressaltar que o custo de apenas um bilhete é cerca de 2.640% maior do que o salário médio anual global. Foi o que apontou o site Popular Science.

Conheça também a Celestis, empresa que leva cinzas de pessoas falecidas ao espaço, nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas