Tecnologia

Empresa diz que vai construir prédio residencial mais alto do mundo no Brasil

Feito em parceria com a Havan, o futuro residencial mais alto do mundo tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024
Imagem: Divulgação/FG Empreendimentos

Após a notícia de que o prédio com cobertura de Neymar Jr. vai se tornar o mais alto do Brasil, mais um arranha-céu recordista de altura deve começar a ser construído em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com mais 509 metros de altura, o Triumph Tower tem a ambição de se tornar o prédio residencial mais alto do mundo. As informações são da Folha de S. Paulo.

O projeto da brasileira FG Empreendimentos, em parceria com a Havan — do bilionário brasileiro Luciano Hang — tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024. No entanto, até o momento, ainda não há uma data oficial para o começo das obras. O prédio será na Barra Sul, na cidade catarinense, e terá 154 andares.

Atualmente, o edifício residencial mais alto do mundo é o Steinway Tower, em Nova York, EUA, de acordo com o ranking internacional The Skyscrapper Center. Também em Nova York, fica o apartamento mais alto do mundo, distante 432 metros do chão.

Já no Brasil, o recorde pertence à One Tower, da mesma construtora, e também em Balneário Camboriú, com 290 metros. Porém, ele deverá ser superado pelo Yachthouse Residence Club (o prédio do Neymar) com a instalação de pináculos no topo das torres, que o levarão de 281 para 294 metros de altura.

Atualmente, o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, que mantém o posto há 14 anos, com 828 metros de altura. Entretanto, um novo empreendimento na Arábia Saudita pretende ocupar essa posição ainda nesta década. Veja o tamanho do futuro prédio mais alto do mundo.

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano é a responsável por comprovar as alturas de edifícios ao redor do mundo. A organização fica na cidade de Chicago, nos EUA.

Verticalização em Balneário Camboriú e no Brasil

Com seus imensos arranha-céus, Balneário Camboriú é uma das cidades mais verticalizadas do Brasil. Mais da metade de sua população reside em prédios, de acordo com Censo Demográfico de 2022. Além disso, é um dos municípios brasileiros em que os edifícios residenciais são predominantes, assim como São Caetano do Sul e Santos — com seus prédios tortos –, ambos no estado de São Paulo.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas