Empresa lança videogame para “desenvolver a cognição” de cachorros

Console com tela sensível ao toque foi criado para prevenir a demência canina, e premia bom desempenho com biscoitos
Empresa lança videogame para "desenvolver a cognição" de cachorros
Imagem: Joipaw/Reprodução

A empresa Joipaw, que tem sede em Hong Kong, criou um videogame que promete desenvolver o potencial cognitivo de cachorros. 

Segundo a empresa, o console roda jogos de quebra-cabeça interativos “desafiadores”. Tudo em uma tela sensível ao toque, feita sob medida para os cães, além de um suporte para altura ajustável e um dispensador de biscoitos automatizado. 

Os criadores dizem que o videogame ajuda a prevenir a demência em cães, condição conhecida como Disfunção Cognitiva Canina. A doença, mais comum em cachorros com mais de oito anos, causa ansiedade, lambidas excessivas, alteração no sono, latidos anormais e incontinência, por exemplo. 

O videogame funciona com um aplicativo e vestível que rastreia as atividades dos doguinhos. “Os cães usam o rastreador na coleira e enviam dados sobre suas atividades para o aplicativo”, explicou Dersim Avdar, co-fundador da plataforma. 

Esses dados incluem os passos do cão, tempo gasto descansando, brincando ou correndo, por exemplo. Quando jogam no console, ganham recompensas ao se dar bem nos games. Você pode ver mais no vídeo fofo abaixo.

Demonstração de cachorro usando o videogame Joipaw. Imagem: Joipaw/Reprodução

As informações também entram no app e se tornam uma espécie de “dado cognitivo”. Ou seja, medem em quanto tempo o animal conseguiu cumprir tal desafio e quais foram as dificuldades encontradas no meio do caminho. 

“Nossa abordagem se baseia em anos de experiência em software e hardware combinados com décadas de pesquisa sobre cognição canina e interação animal-computador”, afirmou Avdar. “Os cachorros podem jogar um videogame adaptado às suas necessidades, e você pode ver como eles estão indo – e talvez até competir com o cachorro do vizinho”.

Agora, a companhia criou um site para que potenciais compradores cadastrem seu interesse na plataforma por 50 dólares honcongueses – ou quase R$ 35 no câmbio atual. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas