Tecnologia

Empresa quer usar canhão eletromagnético para transporte de cargas entre Lua e Terra

O canhão eletromagnético lunar seria uma versão aprimorada do canhão existente no porta-aviões nuclear Gerald R. Ford
Imagem: General Atomics/Divulgação

A empresa de defesa e energia norte-americana General Atomics, através de sua subsidiária Electromagnetic Systems (EMS), quer transportar cargas da Lua para a Terra utilizando um canhão eletromagnético.

whatsapp invite banner

No final do ano passado, a empresa elaborou um relatório chamado “Sistema de Exploração de Recurso Lunar por Disparo Eletromagnético para Aprimorar a Segurança Nacional e o Crescimento Econômico”.

O relatório, enviado ao centro de pesquisa científica da Força Aérea dos EUA, visa explorar os recursos minerais da Lua com o transporte facilitado por um canhão eletromagnético. Inclusive, o documento de 30 páginas ressalta a riqueza de recursos da Lua, incluindo silício, titânio alumínio e ferro, por exemplo..

“Em um futuro próximo, a economia lunar vai explorar a Lua para reabastecimento de recursos e combustível, e conserto de naves na órbita lunar com menor custo”, explica o relatório.

A redução desses custos, portanto, seria o lançamento de materiais da superfície da Lua para a Terra por um canhão eletromagnético. Isso seria uma alternativa aos lançamentos convencionais com foguetes.

Canhão eletromagnético quer facilitar futuras missões lunares

O relatório destaca as recomendações sobre como desenvolver a tecnologia necessária para transportar materiais lunares no espaço cislunar para sustentar o aumento das missões lunares.

Segundo o diretor de operações da EMS, Robert Peterkin, consertar e reabastecer naves no espaço cislunar depende de avanços em várias tecnologias. Sobretudo, na logística para remover materiais da superfície lunar.

Portanto, de acordo com Peterkin, a melhor opção é um canhão eletromagnético moderno por conseguir utilizar bastante energia solar como fonte primária. Assim, evita ter que importar combustíveis químicos da Terra para a Lua.

O canhão eletromagnético em questão seria uma versão aprimorada do canhão existente no porta-aviões nuclear Gerald R. Ford, da Marinha dos EUA.  Aliás, foi a General Atomics que fabricou o canhão eletromagnético do porta-aviões, o EMALS (Sistema de Disparo Eletromagnético Aéreo). Veja abaixo mais sobre o canhão:

Para a empresa, seria mais viável aprimorar esse sistema para criar o canhão eletromagnético de transporte de cargas entre a Lua e a Terra. No entanto, para provar a viabilidade do canhão eletromagnético, a empresa precisaria apresentar uma velocidade de 1,68 km/s (ou 6.000 km/h) no transporte de cargas da Lua para a Terra.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas