_Ciência

Encceja 2022: inscrições vão até 4 de junho; veja como estudar pelo YouTube

As provas, que acontecem no dia 28 de agosto, têm como objetivo certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio em idade escolar

Encceja

Imagem: Sincerely Media/Unsplash/Reprodução

Estão abertas as inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Interessados em participar podem se inscrever de forma gratuita até o dia 4 de junho.

O exame tem como objetivo certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio em idade escolar. As provas acontecem em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

O participante deve ter pelo menos 15 anos para conseguir o certificado do ensino fundamental e 18 anos para o documento referente ao ensino médio. No ato da inscrição, é preciso adicionar CPF, documento de identificação, dados pessoais atualizados e indicar a cidade em que deseja realizar o exame.

Os participantes que faltaram na edição de 2020 não precisam justificar ausência para se inscrever na edição atual. Essa, inclusive, corresponde à edição de 2021, que foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Para conseguir os certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio, os participantes devem tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das provas objetivas. Além disso, é preciso alcançar 5 ou mais pontos na redação. Mas para quem está há tempos longe da escola, como estudar para a prova?

O canal Brasil Escola, no YouTube, fornece uma série de videoaulas que podem ser acessadas de maneira gratuita e em qualquer horário. A plataforma divide seus vídeos em diferentes playlists, as quais guardam desde aulas de matemática e literatura até dicas de redação e atualidades. Confira aqui.

Depois de assistir às aulas, você pode tentar colocar o aprendizado em prática através de provas e gabaritos anteriores do Encceja. Tanto a prova para o ensino fundamental quanto para o médio contam com 120 questões. Os temas abordados, no entanto, são diferentes.

Se você não é muito fã de videoaulas, há outra opção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o Livro do Estudante com disciplinas e conteúdos cobrados na prova do Encceja. Você pode conferir todas as apostilas em PDF neste link.

As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As datas de divulgação do resultado do exame ainda não foram informadas. Clique aqui para realizar sua inscrição no Encceja 2022.

Sair da versão mobile